De nada adiantou a Câmara de Rio Branco ter rejeitado, na terça-feira, 25, por 9 votos a 4, o requerimento do vereador André Kamai (PT) para convocar o ex-secretário municipal de Saúde Eliatian da Silva Nogueira.
Isso porque o ex-gestor se disponibilizou, por conta própria, a ir até a Casa legislativa na semana que vem para explicar a compra dos kits Aedes do Bem, que teve início em sua gestão e vem sendo alvo de denúncias.
A informação é do vereador Eber Machado (MDB), que usou a tribuna nesta quarta, 26, para avisar aos colegas de parlamento que recebeu uma ligação de Eliatan informando que ele tem interesse em comparecer à Câmara.
“Recebi a ligação dele ontem. Ele virá, querendo a base do prefeito ou não”, disse Machado, que tenta angariar assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a compra dos kits que visam espalhar mosquitos geneticamente modificados para reduzir a reprodução do inseto vetor da dengue.
A oposição questiona os prazos de validade dos kits e possíveis irregularidades na contratação do serviço. Na semana passada, o atual secretário de Saúde, Rennan Biths, foi até o parlamento esclarecer o assunto.
Ele explicou que a vida útil do material é curta, que os kits vencidos foram devolvidos à empresa e que um novo cronograma de entrega foi pactuado para garantir melhor estratégia de aplicação.