Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Kamai critica falta de ações preventivas para enchentes; Rutênio diz que Prefeitura já tinha plano de contingência

Kamai critica falta de ações preventivas para enchentes; Rutênio diz que Prefeitura já tinha plano de contingência

Foto: Reprodução/redes sociais

As fortes chuvas que atingiram Rio Branco no último fim de semana reacenderam o debate sobre a preparação da cidade para enfrentar situações de emergência. Nesta terça-feira, 25, enquanto o vereador André Kamai (PT) criticou a falta de ações preventivas por parte da prefeitura, o líder da Prefeitura na Câmara de Vereadores, Rutênio Sá (União), defendeu a atuação das equipes municipais e destacou a existência de um plano de contingência.

Kamai relatou que, durante as enxurradas, recebeu diversos pedidos de ajuda de moradores, que alegaram a ausência do poder público no momento crítico. Ele apontou problemas como drenagens entupidas e o possível excesso de água liberado pela Estação de Tratamento de Água (ETA) como agravantes da situação. “A cidade não estava preparada para esse momento. A prefeitura não fez uma operação de inverno adequada para prevenir os danos”, afirmou o vereador.

Por outro lado, Rutênio Sá, líder da base aliada do prefeito, ressaltou que a prefeitura já possui um plano de contingência e que as equipes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) atuaram prontamente. Ele elogiou a expertise do tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador pela Defesa Civil Municipal, e destacou sua experiência em situações semelhantes. “As equipes já estavam alertadas devido às previsões de chuva e realizaram as intervenções necessárias”, disse Sá.

O vereador também fez um alerta sobre a atuação de outros parlamentares durante as crises. “É louvável que os vereadores queiram ajudar, mas é preciso tomar cuidado para não atrapalhar o processo administrativo. A Defesa Civil já tem um plano de ação estabelecido”, completou.

 

Sair da versão mobile