Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

‘Preciso de equipe com mais compromisso’, diz Gladson, sobre exonerações de apadrinhados de Alan Rick

'Preciso de equipe com mais compromisso', diz Gladson, sobre exonerações de apadrinhados de Alan Rick

O governador Gladson Cameli (Progressistas) se manifestou, pela primeira vez, na manhã desta segunda-feira, 10, sobre as exonerações, no governo, de pelo menos cinco cargos ligados ao senador Alan Rick (União Brasil).

Durante a abertura do ano letivo da rede pública estadual, no Colégio Armando Nogueira (Cean), o chefe do Executivo minimizou os desligamentos, afirmando não ter problemas com o parlamentar federal.

De acordo com Cameli, o objetivo das exonerações de pessoas próximas ao senador foi reduzir a influência política na administração e “colocar uma equipe governamental com mais compromisso dentro do estado”.

“Os mesmos que, quando assumirem o governo, vão ter a liberdade para escolher os seus, eu tenho essa liberdade, tendo a certeza de que o governo tem um planejamento. Eu tenho ações a cumprir. Cada um tem seu direito de livre vontade de escolhas. Eu tenho as minhas escolhas, e elas são de governar para milhares de pessoas e diminuir as desigualdades”, disse Gladson a jornalistas, após ser questionado sobre o assunto.

O governador negou boatos, publicados na imprensa, de que o senador Márcio Bittar (União Brasil) vazou para ele gravações onde Alan Rick o criticava. “Não teve nada de gravação, não teve nenhum problema”.

Por fim, Cameli disse que não existe nome mais democrático que o dele. “O que não pode é as pessoas, às vezes, confundirem um democrático com um bonzinho demais. Eu sou democrático e minha prioridade é governar pro Acre, governar para as pessoas que precisam, e cumprir com meu mandato”.

Foram desligados, na semana passada, pelo governador:

– a jornalista e irmã de Rick, Mirla Miranda, que exercia a diretoria de Planejamento na Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac);

– a mãe deles, Maria Gorete da Silva, que ocupava cargo no Grupo de Chefia, Assistência e Assessoramento na Secretaria de Agricultura (Seagri);

– Iuçara Andrade da Costa Souza, ex-presidente da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac);

– Jairo Cassiano Barbosa, da Direção e Assessoramento Especial (DAE) do governo; e

– Gemil Salim de Abreu Junior, também da DAE.

As exonerações aconteceram em meio à pré-disputa pelo governo do Acre. Alan Rick tem planos de se candidatar ao Executivo estadual, porém, esbarra na mesma pretensão da atual vice-governadora Mailza Assis (Progressistas), que, no momento, tem o apoio o Palácio Rio Branco.

Neste domingo, 9, o senador publicou, em seu perfil no Instagram, um vídeo de um podcast onde um entrevistado faz reflexão sobre perseguição. VEJA AQUI.

Sair da versão mobile