O Partido dos Trabalhadores de Rio Branco realizou, neste sábado, 22, o Encontro Municipal, reunindo lideranças, militantes e novos filiados no auditório do Senac Bosque. O evento marcou o início da preparação para as eleições internas do partido, previstas para julho de 2025, e foi um espaço de debate sobre a conjuntura política nacional, estadual e municipal.
O presidente do PT Acre, Daniel Zen, defendeu que a Federação PT, PCdoB e PV tenha candidatura única ao Senado em 2026. “Defendo e iremos apresentar à Federação que tenhamos apenas a candidatura do companheiro Jorge Viana ao Senado em 2026. Não podemos repetir o erro de 2018.”
A presidente do PT de Rio Branco, Selma Neves, destacou a importância da conquista do mandato do vereador André Kamai, reforçando a necessidade de fortalecer o diálogo interno. “Vamos recomeçar com o pé direito, com toda a força, para que a gente possa mudar a história do PT em Rio Branco. O partido vale essa luta.”

André Kamai falou sobre o atual cenário político e a necessidade de resistência democrática. “O golpe que começou em 2016 só vai se encerrar com o julgamento do Bolsonaro. Esse golpe não foi contra um governo, foi contra a democracia brasileira”, afirmou.
O vereador também celebrou a renovação dentro do partido e o fortalecimento da militância. “Quem imaginava que nós, mais uma vez, iríamos frustrar essa turma que faz as previsões do fim do PT?”
Nilson Mourão, presidente de honra do PT no Acre, abordou o preconceito contra o partido e a resistência histórica da legenda. “Esse nível de preconceito contra nós no Brasil inteiro, aqui no Acre, é muito forte. Precisamos superá-lo nos mantendo juntos e unidos.”

Mourão reforçou a importância de evitar divisões internas. “Não devemos perder tempo com lutas internas na formação das chapas. Devemos trabalhar unidos e será a única forma de sairmos dessa crise em que estamos instalados.”
O evento também contou com um ato de filiação, fortalecendo o PT com novos militantes. O Encontro Municipal reafirmou o compromisso do partido com a democracia, a organização popular e a preparação para os desafios políticos do próximo período.
Fonte: Assessoria