A Câmara de Rio Branco aprovou, na manhã desta terça-feira, 11, o requerimento de autoria do vereador Eber Machado (MDB) para convidar o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, a prestar esclarecimentos sobre o programa “Aedes do Bem”.
O projeto consiste em espalhar ovos modificados do Aedes aegypti, que eclodirão gerando apenas mosquitos machos. Quando adultos, eles acasalarão e, dos cruzamentos, nascerão somente outros machos, reduzindo o número de fêmeas transmissoras da dengue.
Eber Machado quer apurar possíveis problemas com a escolha da empresa fornecedora dos kits, além de questões relacionadas à transparência na compra do produto e investigar se procedem informações de que alguns dos itens estariam vencidos.
O vereador tem colhido, ainda, assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias. Até o momento, assinaram o pedido Neném Almeida (MDB), Fábio Araújo (MDB), Zé Lopes (Republicanos) e André Kamai (PT), além do autor, restando apenas mais duas assinaturas para a criação da comissão.
O convite ao secretário Rennan Biths contou com o apoio da base do prefeito, que foi orientada a votar a favor para que o secretário esclareça as dúvidas dos parlamentares de oposição. Por causa disso, o requerimento foi aprovado por unanimidade.
Ainda não há data definida para a possível ida de Rennan à Câmara.