6 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

6 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Metal extraterrestre é descoberto em joias da Idade do Ferro na Polônia

Itens pré-históricos, incluindo braceletes, uma tornozeleira e um alfinete, foram produzidos com ferro de meteoro; saiba mais.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
02/03/2025 - 17:30
Ferro extraterrestre é descoberto em artefatos da Idade do Ferro na Polônia — Foto: Divulgação/Museu Częstochowa

Ferro extraterrestre é descoberto em artefatos da Idade do Ferro na Polônia — Foto: Divulgação/Museu Częstochowa

Manda no zap!CompartilharTuitar

Pesquisadores encontraram ferro de origem extraterrestre em três braceletes pré-históricos do Museu Częstochowa, na Polônia. O metal é proveniente de um meteoro, segundo estudo publicado em 22 de janeiro no Journal of Archaeological Science: Reports.

A pesquisa divulgada no último dia 20 de fevereiro pelo site Heritage Daily analisou 26 objetos funerários em cemitérios da Cultura Lusaciana, pertencente a um povo que viveu do final da Idade do Bronze ao começo da Idade do Ferro, na Polônia, e em partes da República Checa, Eslováquia, Alemanha Oriental e Ucrânia Ocidental.

O ferro meteórico é composto por ferro e níquel. Dos 26 objetos analisados em dois cemitérios do sul da Polônia, o material foi observado em três braceletes, uma tornozeleira e um alfinete produzidos há cerca de 2,6 mil anos. Os outros objetos foram feitos de ferro fundido.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Joias de um só meteoro
Além de braceletes, os objetos analisados pelos pesquisadores incluem anéis de tornozelo, facas, pontas de lança e colares de várias sepulturas. No estudo, os especialistas sugerem um único meteorito originou várias das joias. “Isso confirma que os habitantes conheciam o trabalho do ferro e que o ferro meteorítico já não tinha o valor simbólico considerável que tinha na Idade do Bronze, antes da descoberta da fundição do ferro”, escrevem os autores do artigo.

O intuito da pesquisa era entender quando e onde foi descoberta a fundição de ferro. “Para isso, temos de analisar os ferros arqueológicos e verificar se são meteóricos ou fundidos”, disse o pesquisador Albert Jambon, segundo o site Phys.

Pelo elevado teor de níquel no ferro, acredita-se que os artefatos foram feitos a partir de um meteorito ataxito. Com 60 toneladas, o maior dos meteoritos conhecidos, o Hoba, também pertence a essa classe rara de meteorito.

“Podemos concluir que há uma grande probabilidade de que tenha havido uma queda testemunhada [de uma pedra espacial] em vez de um achado por sorte”, explica Jambon. “Os meteoritos de ferro podem ser grandes (centenas de kg), mas isso pode ser um problema. Pedaços grandes não podem ser trabalhados, e você precisa separar pedaços pequenos (menos de um kg), o que dificilmente é possível com as ferramentas da Idade do Ferro”.

O pesquisador aponta que, durante a Idade do Bronze, o preço do ferro era cerca de dez vezes maior do que o do ouro. Porém, no início da Idade do Ferro, isso mudou: o ferro passou a valer menos do que o cobre.

É possível que o ferro meteórico fosse desvalorizado, uma vez que artefatos de ferro foram encontrados em sepulturas de homens e mulheres com crianças, em inumações e em cremações, sem restrição social, de idade ou de sexo. Além disso, nenhum dos túmulos continha ouro, prata ou pedras preciosas junto ao ferro meteórico.

Por: Revista Galileu

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Polícia Militar reforça segurança no bloco ‘Vai Quem Quer’ e orienta foliões para evitar incidentes

Próxima Notícia

Grupo de amigos vai fantasiado em homenagem a Beyoncé no bloco ‘Vai Quem Quer’

Mais Notícias

@ladydaniellag/TikTok/Reprodução
7º guia gazeta

Fofoca é profissão? Idosa vende fofocas do bairro e compra duas casas

05/01/2026
Esta ilustração artística mostra um evento hipotético conhecido como superquilonova. Uma estrela massiva explode em uma supernova (à esquerda), gerando elementos como carbono e ferro. Em seguida, duas estrelas de nêutrons nascem (ao centro), sendo que pelo menos uma delas acredita-se ser menos massiva que o nosso Sol. As estrelas de nêutrons espiralam em direção uma à outra, enviando ondas gravitacionais que se propagam pelo cosmos, antes de se fundirem em uma dramática quilonova (à direita). As quilonovas semeiam o universo com os elementos mais pesados, como ouro e platina, que brilham com luz vermelha — Foto: Caltech/K. Miller e R. Hurt (IPAC)
7º guia gazeta

Descoberta estrela distante que explodiu não uma, mas duas vezes

04/01/2026
As mudanças climáticas provocadas pela ação humana estão aumentando a turbulência, o que acelera o desgaste das aeronaves - (crédito: Getty Images)
7º guia gazeta

Turbulência em voos pode triplicar até 2050 — veja como a aviação está se preparando

03/01/2026
IA se confundiu com filme passano no fundo — Foto: Reprodução/Freepik
7º guia gazeta

IA se ‘confunde’ e diz que policial virou sapo em relatório nos EUA

03/01/2026
Reprodução / Redes sociais
7º guia gazeta

Mulher é executada com 6 tiros enquanto dormia com a filha; ex fugiu

02/01/2026
Comissão de Câmara aprova porte de arma para defensores públicos
7º guia gazeta

Comissão de Câmara aprova porte de arma para defensores públicos

01/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Juan Vicent Diaz

Grupo de amigos vai fantasiado em homenagem a Beyoncé no bloco ‘Vai Quem Quer’

Foto: Juan Vicent Diaz

Bloco ‘Vai Quem Quer’ arrasta multidão com brilho, fantasias e muita alegria no Tucumã; VEJA FOTO

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre