O Acre foi o estado com o menor número de bloqueios de celulares durante o Carnaval, conforme dados do Programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Entre os dias 1º e 5 de março de 2025, apenas um caso foi registrado no estado, enquanto outros locais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, concentraram o maior número de alertas.
Em todo o Brasil, o programa registrou 2.469 bloqueios de aparelhos roubados, furtados ou perdidos durante o período de folia. O estado de São Paulo liderou o ranking com 546 bloqueios, seguido pelo Rio de Janeiro com 439 e a Bahia com 203.
O número de alertas manteve-se alto durante os cinco dias de Carnaval, com um pico de 519 bloqueios registrados no dia 5 de março.
Como funciona o Celular Seguro
O Programa Celular Seguro permite que qualquer cidadão cadastre seu aparelho no sistema e, em caso de roubo ou furto, emita um alerta que bloqueia o dispositivo e os serviços vinculados, como aplicativos bancários. O objetivo é reduzir o uso indevido de celulares por criminosos.
Para utilizar o serviço, basta acessar o site ou baixar o aplicativo, disponível para Android e iOS. O passo a passo inclui o cadastro de dispositivos e a definição de pessoas de confiança para ajudar no bloqueio, caso necessário. Se ocorrer o roubo, furto ou perda, o alerta pode ser emitido pelo site ou pelo aplicativo.