15 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

15 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Governo federal cede terreno para Prefeitura de Rio Branco construir nova UBS no bairro Papouco

Área de 895 metros quadrados foi cedida por meio do Programa Imóvel da Gente; unidade de saúde deve ser entregue em até 24 meses.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
10/03/2025 - 16:05
A cerimônia de assinatura do contrato ocorreu nesta segunda-feira (10/3), na Superintendência do Patrimônio da União no Acre

A cerimônia de assinatura do contrato ocorreu nesta segunda-feira (10/3), na Superintendência do Patrimônio da União no Acre

Manda no zap!CompartilharTuitar

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), oficializou nesta segunda-feira, 10, a cessão de uso de um terreno para a Prefeitura de Rio Branco. A ação faz parte do Programa Imóvel da Gente, que destina imóveis da União para políticas públicas.

O local será utilizado para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte I, ampliando o acesso a atendimento médico e serviços essenciais para a população do bairro Papouco e regiões próximas.

A cerimônia de assinatura do contrato ocorreu na Superintendência do Patrimônio da União no Acre (SPU/AC) e reuniu autoridades como o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, o vice-prefeito e secretário de Educação, Alysson Bestene, o secretário de Saúde, Rennam Biths, e o superintendente do Patrimônio da União, Tiago Mourão.

O terreno cedido tem 895 metros quadrados e está localizado na Rua Floriano Peixoto. Com essa área, a Prefeitura terá espaço para erguer uma UBS que oferecerá serviços essenciais de atenção primária à saúde. A previsão é de que a obra seja concluída em até 24 meses.

O superintendente do Patrimônio da União, Tiago Mourão, destacou que a cessão do terreno integra a estratégia do governo federal para ampliar o acesso a serviços essenciais por meio da destinação de imóveis públicos. A iniciativa está alinhada ao Programa Imóvel da Gente, que tem como objetivo garantir uma função social às propriedades da União.

“A destinação dessa área para o Município de Rio Branco faz parte do compromisso do governo federal, por meio do Programa de Democratização dos Imóveis da União, instituído pelo presidente Lula. Com a construção de uma Unidade Básica de Saúde no centro da cidade, garantimos maior acesso à saúde, melhorando a qualidade de vida dos moradores e trabalhadores da região, com mais comodidade e um atendimento mais próximo, além de contribuir para a redução da sobrecarga em outras unidades”, destacou.

A construção da nova UBS representa mais um avanço para o sistema de saúde de Rio Branco, aproximando serviços essenciais da comunidade e garantindo um atendimento mais eficiente e digno para a população.

Mais ações no Acre

Outras iniciativas do Programa Imóvel da Gente também beneficiam o Acre. Em janeiro deste ano, foi autorizada a cessão de um imóvel da União para a Prefeitura de Rio Branco, com mais de 185 mil metros quadrados, para abrigar vítimas das enchentes do Rio Acre e igarapés.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Além dessa medida, também foram destinadas áreas para políticas públicas no estado, como a de aproximadamente 25 mil metros para a construção de um campus do Instituto Federal do Acre no Município de Feijó.

Em novembro de 2024, foi realizada a doação de um imóvel da União para viabilizar a construção de 144 unidades habitacionais para famílias de baixa renda em Rio Branco. Para o interior do estado, foi entregue um imóvel para fins de regularização das Instalações de Unidade de Telecomunicações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, em Tarauacá, e um imóvel onde será instalado o Posto de Controle Migratório, em Epitaciolândia.

Programa Imóvel da Gente

O Imóvel da Gente, programa de democratização de imóveis da União coordenado pelo MGI, destina imóveis sem uso ou ociosos para políticas públicas em áreas como educação, habitação, saúde, assistência social, cultura e esporte. Por meio da iniciativa, o governo já realizou 850 destinações de imóveis em todas as regiões do país, beneficiando cerca de 400 mil famílias.

Ele é um marco na gestão do patrimônio da União ao fomentar políticas públicas, promover habitação de interesse social em áreas bem localizadas, regularização fundiária em territórios vulneráveis, além de contribuir para o cumprimento da função socioambiental dos imóveis públicos, em benefício da população.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

MP dá 15 dias para Iapen-AC justificar troca de servidores no monitoramento eletrônico de presos

Próxima Notícia

Saerb lamenta incidente com morte de capivara na ETA 2 e garante: ‘qualidade da água não foi comprometida’

Mais Notícias

Acrelândia convoca Conferência Municipal de Saúde para o dia 25 de setembro
Geral

Acrelândia convoca Conferência Municipal de Saúde para o dia 25 de setembro

14/09/2025
Foto: Ilustração
Geral

2ª Semana Acadêmica de Ciências Contábeis da Ufac conecta estudantes e profissionais ao mercado

14/09/2025
Foto: Assis Freire/FEM
Geral

Xapuri abre credenciamento para pareceristas e cadastradores culturais pela Lei Aldir Blanc

14/09/2025
João Fonseca sorri após vitória contra o grego Stefanos Tsitsipas (Foto: André Gemmer/CBT)
Geral

João Fonseca vence Tsitsipas e classifica o Brasil na Copa Davis; Grécia é eliminada

14/09/2025
Brazão com galo na cabeça em lesão sofrida no jogo com o Atlético-MG (Foto: Gilson Lobo/AGIF)
Geral

Goleiro do Santos leva pancada na cabeça e sai de campo de ambulância; time empatou com o Atlético-MG

14/09/2025
Foto: Reprodução
Geral

Inscrições para professor substituto no Ifac Tarauacá terminam na quarta-feira

14/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Reprodução

Saerb lamenta incidente com morte de capivara na ETA 2 e garante: 'qualidade da água não foi comprometida'

Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

MPAC e MPF recomendam à SEE a realização de concurso público específico para professores indígenas

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre