Duas das quatro carretas carregadas com tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) chegaram em Rio Branco nesta quarta-feira, 26, e foram descarregadas na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2. As demais carretas devem chegar até o fim de semana.
O material faz parte de um investimento de quase R$ 6 milhões em recursos federais, destinados à reconstrução da estação, em resposta ao decreto de emergência de abril do ano passado.
📲 Participe do canal da GAZETA no WhatsApp
O diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, destacou que há mais de 25 anos o órgão não realizava um investimento tão significativo na rede de captação de água do município. Segundo ele, a reconstrução da ETA 2 é essencial para garantir o abastecimento regular e a qualidade da água para a população da capital acreana.
Enoque Pereira, disse ainda que partir da próxima segunda-feira, 31, a prefeitura, por meio do Saerb, dará início aos trabalhos de ligação dos novos tubos para que a nova captação entre em funcionamento. Esse investimento emergencial foi solicitado desde abril do ano passado, e que agora, as empresas começaram a entregar o material e a captação será direcionada para a estação de tratamento, o que aliviará o abastecimento na capital.
O diretor ressaltou ainda que essa ação faz parte dos esforços da gestão do prefeito Tião Bocalom para modernizar o sistema de abastecimento da cidade.
“Nós tínhamos equipamentos de 25 anos atrás. Então, vez por outra, quebrava e parava tudo. Hoje, não. A partir da conclusão desse trabalho, se Deus permitir, teremos uma tranquilidade de 5 a 10 anos com os equipamentos instalados. Assim que tudo estiver finalizado, a população de Rio Branco, você que é usuário, terá a condição de receber água em casa de forma constante”, explicou Enoque.
Com a instalação dos novos equipamentos, a expectativa é que os problemas recorrentes de interrupção no fornecimento de água sejam solucionados, garantindo mais segurança e qualidade no abastecimento para os moradores de Rio Branco.