Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitos do Acre firmam parceria inédita com consórcio de Santa Catarina para aprimorar gestão de resíduos

Prefeitos do Acre firmam parceria inédita com consórcio de Santa Catarina para aprimorar gestão de resíduos

Foto: Arquivo/Assessoria

Prefeitos de vários municípios do Acre que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos das Regionais do Acre (Cinreso/AC) assinaram, nesta terça-feira, 18, um termo de cooperação com o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), em Santa Catarina, considerado uma referência nacional na gestão de resíduos sólidos urbanos.

A iniciativa faz parte da visita técnica promovida pelo Cinreso/AC, realizada entre os dias 16 e 19 de março de 2025 e que conta com a participação de nove representantes de executivos municipais.

A parceria tem como objetivo o compartilhamento de experiências e a troca de informações para aprimorar as políticas de gestão de resíduos no Acre, adaptando soluções sustentáveis e eficientes utilizadas em Santa Catarina.

“Trata-se de uma parceria inédita, onde nós do Acre teremos a oportunidade de receber informações de um consórcio que possui experiência de mais de 25 anos e é um modelo para o Brasil e o mundo”, destacou Emerson Leão, diretor-executivo do Cinreso/AC.

Prefeito de Benedito Novo (SC) e vice-presidente do CIMVI, Jean Michel Grundmann celebrou a parceria e ressaltou o compromisso do consórcio catarinense em auxiliar os municípios acreanos. “Em nível nacional, somos um diferencial em termos de saneamento básico e gestão de resíduos sólidos urbanos. Estamos à disposição para ajudar o Acre a avançar”.

A visita técnica contou com a presença de diversos prefeitos do Acre, incluindo Antônio Padeiro (Bujari), Olavinho Boiadeiro (Acrelândia), Carlinhos do Pelado (Brasiléia), o vice-prefeito Sérgio Mesquita (Epitaciolândia), Rosana Gomes (Senador Guiomard), Valdélio Furtado (Marechal Thaumaturgo), César Andrade (Porto Walter), Naudo Ribeiro (Jordão) e Camilo Silva (Plácido de Castro).

Carlinhos do Pelado, prefeito de Brasiléia, afirmou que os gestores do Alto Acre estão empenhados em levar essa tecnologia para suas cidades. “Estamos felizes de conhecer essa nova forma de lidar com os resíduos. Vamos trabalhar em conjunto para oferecer o melhor para nossa população”. Valdélio Furtado, prefeito de Marechal Thaumaturgo, reforçou a importância do envolvimento da população no processo. “Vamos nos esforçar, buscar apoio dos parlamentares e, claro, dialogar com a comunidade para que ela também participe desse processo”.

O prefeito de Rio Branco e presidente do Cinreso/AC, Tião Bocalom, participou do evento por videoconferência, uma vez que segue coordenando as ações de assistência às vítimas das enchentes causadas pela cheia do Rio Acre. Apesar da distância, ele comemorou a assinatura do termo e incentivou os gestores municipais. “Eu já visitei Santa Catarina e fiquei encantado. Esse modelo de reaproveitar o lixo e transformar isso em algo útil e produtivo é revolucionário. Aproveitem ao máximo esse time de águias, prefeitos! Não se trata de uma mera viagem, mas de uma oportunidade de frutificar”, declarou.

Apoio da bancada federal e governo estadual

Presente no evento representando o prefeito e presidente Tião Bocalom, o senador Márcio Bittar ressaltou a importância do intercâmbio de experiências e destacou a urgência de soluções sustentáveis para o Acre. “Passamos por uma realidade desafiadora no Acre, e aqui temos um modelo que pode ser replicado. Muitas pessoas falam sobre meio ambiente, mas nada fazem. Enquanto isso, enfrentamos nossa quinta inundação consecutiva. Estamos aqui para buscar soluções permanentes”.

Fábio Rueda, chefe da Representação do Governo do Acre em Brasília, reforçou a importância da adaptação das boas práticas catarinenses à realidade acreana. “Essas experiências exitosas podem ser ajustadas aos municípios do Acre. Estamos aqui para avaliar e aproveitar o que há de melhor”, afirmou.

O deputado federal Eduardo Velloso também destacou o impacto positivo que a iniciativa pode ter na região amazônica. “Nada é descartado de forma prejudicial ao meio ambiente. Aqui temos um exemplo perfeito para replicar em nossa região”, disse.

Com a assinatura do termo de cooperação, os prefeitos do Acre dão um passo importante para transformar a gestão de resíduos sólidos no estado, adotando soluções sustentáveis que podem gerar impactos positivos tanto ambientais quanto econômicos para as cidades acreanas.

Placa da Disciplina

A pedido do prefeito Tião Bocalom, o senador Márcio Bittar e a secretária de Meio Ambiente de Rio Branco, Flaviane Stedille, entregaram aos prefeitoS Jean Michel Grundmann e Nemrod Emerick (Nirrô), de Alegre (ES), a Placa da Disciplina, afixada em todas as repartições públicas da prefeitura da capital acreana nos lugares onde, em outras gestões, seriam afixadas uma foto do prefeito. Na placa, alguns valores a serem considerados pela gestão, como disciplina e preocupação com o bem público e as pessoas. Grundmann agradeceu o gesto.

“O que a gente fez aqui é algo que era dado como impossível. Nós fomos lá e tornamos possível. Vocês [em Rio Branco] já têm uma gestão considerada de excelência, e eu tenho certeza que vai mudar para melhor. Então, acreditem: nada é impossível”, declarou Jean Michel Grundmann.

Sair da versão mobile