Os movimentos sociopolíticos e ambientais que marcaram a história do Acre entre 1988 e 2002 são o tema do livro “Movimentos Sociopolíticos e Ambientais no Acre (1988-2002): Capital Social, Ciclos de Protestos e Oportunidades Políticas”, do professor Ermício Sena, da Universidade Federal do Acre (UFAC). A obra será lançada no dia 14 de março, às 16h, na Livraria Paim, em Rio Branco.
Fruto de sua pesquisa de doutorado na Universidade de Salamanca, o livro examina como a mobilização social influenciou o cenário político acreano, criando oportunidades para a participação cidadã e a governança democrática. A narrativa parte do assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, em 1988, e acompanha as transformações que levaram à eleição de Jorge Viana como governador em 1998, representando a chegada da Frente Popular do Acre ao poder.
Com experiência como assessor de movimentos sociais no Alto Acre nos anos 1990, Ermício Sena analisa o papel de sindicatos, intelectuais, lideranças políticas e da ala progressista da Igreja Católica na luta pela terra, pela justiça social e pelo meio ambiente. Segundo o autor, “os movimentos sociais foram protagonistas dessa história política, pois criaram oportunidades políticas para a ascensão de atores institucionais comprometidos com suas pautas”.
A obra também discute o impacto das políticas públicas implementadas pelo primeiro governo da Frente Popular e como essas mudanças alteraram a dinâmica do desenvolvimento local. Para Sena, “o empoderamento desses movimentos resultou em maior controle dos cidadãos sobre as políticas públicas e um fortalecimento dos mecanismos de boa governança”.
O lançamento do livro será uma oportunidade para debater o legado dessas mobilizações e seu impacto na construção de um Acre mais democrático e sustentável. O evento será aberto ao público e contará com um bate-papo sobre o tema.
A publicação está disponível para compra na Livraria Paim e em diversas plataformas online, incluindo Amazon, Google Play, Apple Books e Editora Appris.