A Operação de Volta Para Casa, coordenada pela Defesa Civil de Rio Branco, já viabilizou o retorno ao lar de 86 famílias (ou 312 pessoas) abrigadas no Parque de Exposições em virtude da enchente do Rio Acre.
A força-tarefa teve início nesta quinta-feira, 27, e envolveu 97 servidores da prefeitura, 17 viaturas pesadas e cinco leves, sem registro de incidentes.
Oitenta e nove famílias (ou 247 pessoas) seguem no abrigo e deverão retornar aos seus lares ao longo das próximas horas e dias. “O número de famílias é dinâmico. Pode até ser menor neste instante”, afirmou, na manhã desta sexta, 28, o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.
O retorno das famílias para os mais de 40 bairros afetados pelas águas do Rio Acre e afluentes só foi possível graças à redução significativa no nível do manancial, que, nesta alagação, chegou a ficar 1,88 metro acima da cota de transbordamento, definida em 14 metros.
Na medição das 6h da manhã desta sexta, 28, o rio, que está em processo lento, mas contínuo de vazante, voltou à marca dos 10 metros após 31 dias, marcando 10,80 metros. A redução nas últimas 24 horas foi de 82 centímetros.