O ex-diretor executivo da Microsoft, Bill Gates, afirmou que a inteligência artificial (IA) será capaz de oferecer conhecimento médico e de professores com qualidade na próxima década.
PUBLICIDADE
“Com a inteligência artificial, na próxima década, isso [conhecimento de um grande médico ou um grande professor] se tornará gratuito, algo comum. Ótimos conselhos médicos, excelentes aulas particulares [ficarão disponíveis pela IA]”. A declaração foi dada em entrevista ao apresentador Jimmy Fallon, em uma edição do programa The Tonight Show que foi exibida em fevereiro na NBC.
Ao falar sobre prós e contras do impacto da IA, Gates disse acreditar que ela será capaz de resolver muitos problemas trabalhistas com os quais lidamos atualmente, mas que também provoca novas dúvidas. “Isso resolve muitos problemas específicos, como a falta de médicos ou de profissionais de saúde mental, mas também traz muitas mudanças. Como serão os empregos? Vamos trabalhar apenas dois ou três dias por semana?”.
“Eu adoro a maneira como isso impulsionará a inovação, mas acho que ainda é um pouco desconhecido. Seremos capazes de moldar tudo isso? De forma legítima, as pessoas estão pensando: ‘Uau, isso é meio assustador’. É um território completamente novo”.
O apresentador Jimmy Fallon ainda perguntou se, no futuro, os humanos ainda serão necessários. Ao que Gates respondeu rapidamente: “Não para a maioria das coisas”.
“Nós vamos decidir. Baseball [por exemplo], nós não vamos querer assistir computadores jogando baseball. Então, haverá algumas coisas que nós vamos reservar para nós mesmos fazermos. Mas falando sobre fazer coisas, mover coisas, cozinhar… Com o tempo, esses serão problemas basicamente resolvidos”, finalizou.
Por CNN