Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Estudo revela que tubarões podem “falar”

Estudo revela que tubarões podem “falar”

Pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, fizeram uma descoberta surpreendente: tubarões são capazes de produzir sons altos e estridentes, desafiando a crença de que esses predadores marinhos são completamente silenciosos.

Durante experimentos com tubarões-de-plataforma (Mustelus lenticulatus), os cientistas registraram cliques que atingiram até 155 decibéis – volume comparável ao disparo de uma espingarda. Os ruídos, captados quando os animais eram manuseados, sugerem que o comportamento pode estar ligado a uma reação de defesa.

++ Co-CEO da Samsung, Han Jong-Hee, morre aos 63 anos

Diferente de outros peixes, tubarões não possuem bexiga natatória, estrutura comumente usada para a produção de sons. Isso levanta um novo mistério sobre como eles geram esses ruídos. Uma hipótese é que o barulho surge do impacto dos dentes ao fechar a mandíbula rapidamente.

++ Trump determina maior revogação de vistos humanitários e ameaça deportar meio milhão de imigrantes

A descoberta pode mudar o entendimento sobre a comunicação e comportamento dos tubarões. Embora ainda não se saiba se esses sons servem para interagir entre si, pesquisadores acreditam que possam funcionar como um mecanismo de intimidação contra predadores. Os oceanos, ao que tudo indica, são muito mais ruidosos do que se imaginava.

Sair da versão mobile