A família de Anne, de 51 anos, achou que ela estava indo passar férias na Suíça, em janeiro. Alguns foram até o aeroporto se despedir dela.
Eles não sabiam, entretanto, que era a última vez que viam a britânica.
A viagem de Anne não era de férias. Ela havia contratado a Pegasos, uma empresa suíça de suicídio assistido.
A família não tinha a menor ideia do que iria acontecer durante as “férias”. Parentes só começaram a entender o desfecho da viagem quando começaram a receber cartas de despedida enviadas de lá.
“Se você está lendo isso, eu não estou mais aqui”, escreveu Anne para Delia, sua irmã, de acordo com reportagem na ITV.
Anne não tinha nenhuma doença terminal. Delia acredita que a depressão após a perda do único filho, 19 meses antes, fez com que a irmã optasse pela decisão extrema.
“Ela era uma das pessoas mais saudáveis que conhecíamos”, declarou Delia.
Na carta, Anne se explicou:
“Eu pensei muito sobre isso e preciso encontrar o meu filho e fazer algumas perguntas a ele. Não há nada que você pudesse ter feito, porque essa foi minha decisão de ir para a Suíça e ficar em paz. Não posso continuar e ficar mais velha sem meu filho.”
A família levou semanas rastreando os passos de Anne até chegar à Pegasos.
“Anne escolheu morrer”, confirmou a empresa.
A companhia havia mudado a sua postura após a morte no ano passado de Alastair Hamilton, que também não tinha doença terminal e cuja família também acreditava que ele estivesse viajando de férias para a Suíça. A família do britânico só ficou sabendo de tudo após o suicídio assistido conduzido pela Pegasos. Com a polêmica criada com o caso nas mídias sociais, a direção da empresa se comprometeu a avisar a algum parente sobre a escolha dos clientes, que desembolsam o equivalente a R$ 82 mil, antes de realizar o processo.
Porém, novamente, desta vez com Anne, parentes foram pegos de surpresa.
A Pegasos se defendeu afirmando ter tentado entrar em contato com John, irmão de Anne, antes que ela morresse. O brit^nico, por sua vez, garante que jamais foi procurado.
Por Extra