Se em março o mundo celebra a força feminina, em abril, no Acre, as portas para audiovisual produzido por mulheres estão escancaradas. Isso porque a 1° Mostra Norte Delas de Cinema inicia sua programação nesta terça-feira, 1, no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco.
Além de serem totalmente gratuitas, as sessões terão turnos diferentes [tarde e noite]. Durante os cinco dias de mostra, o público vai desfrutar de 24 produções dirigidas por cineastas dos sete estados do Norte do país.
A programação se estende até o sábado, 5, e inclui também rodas de conversa e workshops:
• Workshop exclusivo sobre ‘direção de arte e figurino’, com Marina Bylaardt e Mariana Braga [com entrega de certificado de 3h];
• Workshop exclusivo sobre ‘o processo criativo na direção cinematográfica’, com Juliana Machado e Isabelle Amsterdam [com entrega de certificado de 3h].
• Roda de conversa ‘Mecanismos de Financiamento do Audiovisual e o Impacto na Produção Local’.
Para participar basta ficar de olho nas redes sociais da @mostranortedelasdecinema, realizar sua inscrição nos workshops e participar das rodas de conversa. Toda a programação é gratuita.
A I Mostra Norte Delas de Cinema é um projeto aprovado em edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), por intermédio da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), com apoio do governo do Acre e Fundação Elias Mansour (FEM).
A produção é assinada pela Palmácea Filmes – produtora de cinema e arte que integra a Seiva Colab Amazônica. A Seiva Colab Amazônica – coletivo de mulheres produtoras que visa difundir conteúdos, debates e estéticas do audiovisual no Acre e região Amazônica – responde pela coprodução do evento.