O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira, 3, um alerta para todo o Acre, informando sobre a previsão de chuvas intensas. A previsão iniciou às 09h30min, com término previsto para esta terça-feira, 4, às 10 horas. O grau de severidade do aviso é classificado como “perigo”.
As condições climáticas indicam a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm durante o dia, acompanhadas de ventos fortes, com velocidade de 60 a 100 km/h. Há riscos potenciais como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet orienta a população a tomar precauções durante o período. Em caso de rajadas de vento, é aconselhável não se abrigar debaixo de árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado que, sempre que possível, os cidadãos desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para prevenir danos.
Para mais informações e orientações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.