Quatro novos tubos e equipamentos – com previsão de durabilidade de 20 anos – devem resolver a captação de água em Rio Branco. O prefeito da capital, Tião Bocalom, anunciou, nesta sexta-feira, 28, a revitalização da Estação de Tratamento de Água (ETA) II e, segundo o gestor, duas carretas já entregaram parte dos materiais, e mais três estão a caminho.
Os tubos, com diâmetro de 800 milímetros, são fundamentais para a captação e tratamento de água. Além disso, Bocalom ressaltou que o recurso, proveniente do governo federal, totaliza quase R$ 17 milhões e foi solicitado no final do ano passado.
“Estamos arrumando tudo e, assim que resolvermos a captação e o tratamento, vamos focar na distribuição da água”, afirmou o prefeito, referindo-se à necessidade de substituição da tubulação antiga da cidade, que inclui tubos de cimento amianto.
Bocalom afirmou ainda que o governo do Estado entrará como parceiro, ainda, para resolver o problema da ETA 1. “E aí acabou esse problema, essa dor de cabeça que a gente teve o tempo todo na questão da captação e também do tratamento. Assim que resolver o problema da captação e do tratamento, a gente parte para começar a resolver o problema da distribuição”, finalizou