A BR-364 já está liberada para o tráfego. Após moradores da Vila Maria, nas proximidades do Aeroporto Internacional de Rio Branco, bloquearem a estrada em protesto por melhorias nos ramais, a prefeitura conseguiu conversar com os manifestantes e já anunciou resoluções a curto prazo. As informações foram confirmadas À GAZETA pelo secretário de Articulação, Jonathan Santiago, ainda na manhã desta segunda-feira, 31.
A principal reivindicação era a manutenção dos ramais, onde vivem cerca de 100 famílias. A comunidade reclamava de falta de limpeza, ausência de água encanada e vias esburacadas.
Segundo Santiago, representantes da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) e da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) estiveram no local, bem como o diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira. “Basicamente, o que os moradores pedem é a questão da manutenção da água, transporte escolar, que existia ano passado, além da limpeza e a conservação das vias, dos ramais que dão acesso”, pontuou.
Ainda conforme Santiago, algumas das reclamações já começarão a ser sanadas de imediato. “Realmente, o atendimento que eles tinham era rotineiro, como o abastecimento por caminhões pipa, manutenção de limpeza. Porém, tivemos de suspendê-los [os atendimentos] pro conta do período de alagação, já que concentramos todos os nossos esforços na cheia”, enfatizou o secretário, acrescentando ainda que essas atividades já serão retomadas.
Os moradores também reivindicavam por transporte escolar. “Já comunicamos à Secretaria [Municipal] de Educação para que haja esse retorno, que existia no passado, e estamos tomando essas providencias. Essas questões emergenciais, o município já providenciou, e temos algumas questões de médio e longo prazo, como a questão da limpeza urbana”, explicou. O local, ainda de acordo com o secretário, já foi incluído na programação anual de limpeza dos bairros. “E vamos seguindo as tratativas com eles para atender a comunidade”, finalizou.