Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deracre auxilia Saerb na manutenção das estações de tratamento de água em Rio Branco

Deracre auxilia Saerb na manutenção das estações de tratamento de água em Rio Branco

Ação logísticamente coordenada visa restabelecer a captação de água em Rio Branco após problemas nas estações ETA I e ETA II. Foto: Thauã Conde/Deracre

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), prestou apoio logístico à equipe do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) na manutenção das Estações de Tratamento de Água (ETA) da capital, ETA I e ETA II, nesta quinta-feira, 13.

Atendendo à determinação do governador Gladson Camelí ao Saerb, o Deracre enviou um barco rebocador, uma balsa e servidores para auxiliar na execução de serviços que garantam o retorno da captação de água do Rio Acre, essencial para o funcionamento das estações que abastecem a capital.

“A ETA II sofreu um afundamento na noite de terça-feira, 11, devido ao balseiro do rio. Apesar da instalação de uma nova balsa, a estação ainda não foi normalizada por causa da forte entrada de ar no sistema. Já a ETA I foi afetada na madrugada de quinta-feira, 13, por volta das 3h30, quando o flutuante virou em razão da correnteza e dos balseiros. Enviamos o barco do Deracre para dar suporte ao Saerb na continuidade da captação e tratamento de água”, explicou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

Deracre auxilia Saerb na manutenção das estações de tratamento de água em Rio Branco
Equipe do Deracre trabalha ao lado do Saerb para garantir o retorno da captação do Rio Acre e a continuidade do abastecimento. Foto: Thauã Conde/Deracre

O presidente do Saerb, Enoque Pereira, destacou que as duas estações estão 100% paralisadas, comprometendo o abastecimento em toda a Rio Branco.

“Estamos trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível, começando pela ETA II, já que o acesso à ETA I é mais difícil. Contamos com o apoio do Deracre e de equipes do Município para resolver o problema. Pedimos à população que economize água armazenada até a normalização do abastecimento”, reforçou.

A ETA II é a maior unidade operacional da capital, com capacidade para tratar mil litros de água por segundo. O apoio do Deracre tem sido essencial para garantir o retorno do funcionamento do sistema.

Sair da versão mobile