As 175 famílias que estavam abrigadas no Parque de Exposições Wildy Viana já começaram, na manhã desta quinta-feira, 27, a voltar para casa. A conclusão da Operação de Volta Pra Casa deve acontecer na nesta sexta-feira, 28, ou até mesmo no sábado, 29.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, a desmobilização do abrigo, no entanto, não deve ser completa. Isto porque ainda há famílias sem condições de voltar para a residência onde viviam, e devem contar com o aluguel social.
Antes do retorno, ainda de acordo com Falcão, as famílias já recebem o kit de limpeza antecipadamente. “E agora, no retorno, levam mais um kit de limpeza e uma cesta de alimentos para poder restabelecer”, enfatizou o coordenador, acrescentando, no entanto, que uma limpeza da foi feita nas residências, realizada por parte da Prefeitura de Rio Branco.
Quarenta e três bairros e 19 comunidades rurais de Rio Branco foram atingidos nesta enchente. O número estimado de pessoas afetadas passou dos 31 mil. O nível do Rio Acre, em Rio Branco, segue em vazante e nesta quinta-feira, 27, marcou 11,62 metros. Esta é a primeira vez, em 20 dias, que o manancial fica abaixo dos 12 metros.