Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Livro de professor da Ufac analisa impacto dos movimentos sociais na política do Acre

Livro de professor da Ufac analisa impacto dos movimentos sociais na política do Acre

Fotos: Paulo Murilo

Os movimentos sociopolíticos e ambientais que marcaram a história do Acre entre 1988 e 2002 são o tema do livro “Movimentos Sociopolíticos e Ambientais no Acre (1988-2002): Capital Social, Ciclos de Protestos e Oportunidades Políticas”, do professor Ermício Sena, da Universidade Federal do Acre (UFAC). A obra será lançada no dia 14 de março, às 16h, na Livraria Paim, em Rio Branco.

Fruto de sua pesquisa de doutorado na Universidade de Salamanca, o livro examina como a mobilização social influenciou o cenário político acreano, criando oportunidades para a participação cidadã e a governança democrática. A narrativa parte do assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, em 1988, e acompanha as transformações que levaram à eleição de Jorge Viana como governador em 1998, representando a chegada da Frente Popular do Acre ao poder.

Com experiência como assessor de movimentos sociais no Alto Acre nos anos 1990, Ermício Sena analisa o papel de sindicatos, intelectuais, lideranças políticas e da ala progressista da Igreja Católica na luta pela terra, pela justiça social e pelo meio ambiente. Segundo o autor, “os movimentos sociais foram protagonistas dessa história política, pois criaram oportunidades políticas para a ascensão de atores institucionais comprometidos com suas pautas”.

A obra também discute o impacto das políticas públicas implementadas pelo primeiro governo da Frente Popular e como essas mudanças alteraram a dinâmica do desenvolvimento local. Para Sena, “o empoderamento desses movimentos resultou em maior controle dos cidadãos sobre as políticas públicas e um fortalecimento dos mecanismos de boa governança”.

O lançamento do livro será uma oportunidade para debater o legado dessas mobilizações e seu impacto na construção de um Acre mais democrático e sustentável. O evento será aberto ao público e contará com um bate-papo sobre o tema.

A publicação está disponível para compra na Livraria Paim e em diversas plataformas online, incluindo Amazon, Google Play, Apple Books e Editora Appris.

Sair da versão mobile