O mês de março marca o fim do verão e o início do outono no Acre e em todo o hemisfério sul, com a transição de estações acontecendo no dia 20 de março de 2025. De acordo com o pesquisador meteorológico Davi Friale, o período ainda será caracterizado por calor abafado e chuvas frequentes, embora o comportamento do tempo varie entre as diferentes regiões do estado.
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, localizadas no leste e sul do Acre, os registros dos últimos 60 anos indicam que as chuvas começam a diminuir neste período. Já no centro e oeste do estado, onde estão Tarauacá e Cruzeiro do Sul, março é o mês mais chuvoso do ano.
Apesar de temporais com ventos fortes não serem comuns, as chuvas podem ser intensas e prolongadas, durando até 12 horas ou mais. A maior precipitação em 24 horas já registrada em Rio Branco no mês de março foi de 124,4 mm em 2023. Em Cruzeiro do Sul, o recorde foi de 161,6 mm em 1931.
Calor continua predominando
As temperaturas em março não sofrem mudanças significativas em relação a fevereiro. Segundo Friale, o calor abafado seguirá predominando, com máximas entre 29°C e 32°C e mínimas variando de 21°C a 24°C.
Porém, há possibilidade de incursões ocasionais de ar frio polar, o que pode provocar quedas momentâneas na temperatura. As menores temperaturas já registradas no Acre em março foram 14°C em Rio Branco e 16,6°C em Cruzeiro do Sul.