O pesquisador climático Davi Friale emitiu, com exclusividade À GAZETA, neste domingo, 2, um alerta para a população de Rio Branco sobre a previsão de chuvas intensas após o Carnaval. De acordo com Friale, a semana seguirá com chuvas pontuais e passageiras até terça-feira, 4, mas os próximos dias, especialmente quarta, 5, e quinta-feira, 6, podem trazer volumes maiores de precipitação, gerando transtornos em áreas vulneráveis.
“Até terça-feira, teremos chuvas passageiras, que podem ser fortes em alguns momentos. Porém, o grande alerta está para a quarta e quinta-feira, quando há previsão de chuvas mais intensas, que podem causar problemas como inundação de ruas e transbordamento de córregos”, destacou Friale.
O pesquisador também tranquilizou a população sobre o comportamento do Rio Acre, ressaltando que, ao contrário de outros anos, não há previsão de grandes enchentes. “Este ano, o Rio Acre não deve alcançar a cota de alerta, algo que já venho anunciando há algum tempo”, completou. Friale também comentou sobre os fenômenos climáticos El Niño e La Niña, que têm grande impacto em outras regiões do Brasil.
“Há um equívoco em achar que o El Niño ou La Niña influenciam o clima no Acre. Esses fenômenos afetam o sul do Brasil e a região Norte, mas não impactam diretamente o nosso estado, que fica na região sudoeste da Amazônia”, explicou.