Antropometria, distribuição de materiais informativos, triagens e orientações de prevenção. Foi assim que a Prefeitura de Rio Branco finalizou, nesta sexta-feira, 28, na Praça da Revolução, o mês de prevenção de doenças crônicas. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças.
A ação fez parte das comemorações de várias datas de saúde, como o Dia Mundial da Obesidade, o Dia Mundial do Rim, o Dia Mundial do Câncer de Colo de Útero, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Colorretal e o Dia da Saúde e da Nutrição, celebrados ao longo do mês de março.
Durante o evento, que segue até às 12 horas desta sexta-feira, a população foi convidada a participar de diversas atividades, como a realização de exames de pressão arterial, glicemia, e a vacinação contra a influenza e HPV.
Além disso, a Secretaria de Saúde ofereceu orientações sobre a prevenção da obesidade, que afeta aproximadamente 23% da população de Rio Branco, conforme dados informados pelo secretário Municipal de Saúde, Rennan Biths, referentes à Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Este momento é uma oportunidade de ofertar serviços para as pessoas que estão passando pelo centro, para os trabalhadores aqui dessa região, das secretarias, do comércio, os transeuntes também que eventualmente tenha algum compromisso aqui no centro”, enfatizou Rennan, pedindo ainda que a população dedique um tempo para cuidar da saúde. “Nossa equipe aqui da Secretaria Municipal está aqui preparada, de braços abertos, para poder acolher e poder orientar, além de realizar exames de pressão arterial, de glicemia. Enfim, o melhor caminho é a prevenção”, disse.
O prefeito Tião Bocalom destacou o compromisso da gestão com a reforma e ampliação da rede de unidades de saúde, com a construção de novas unidades e a reforma constante das já existentes. Ele também reforçou a importância de prevenir doenças, em vez de esperar que elas se instalem.
“Hoje é um dia que a gente está aqui para poder falar para cada pessoa: vamos nos prevenir, vamos fazer exames de prevenção. Não adianta querer só curar quando a doença se instala. Muitas vezes, depois que ela se instala, ela mata. Vamos juntos cuidar da nossa saúde”, disse.
Representando os presidentes de bairros, o presidente José Adenilson – conhecido como Negão da Baixada – aproveitou a oportunidade para agradecer à Prefeitura, principalmente por conta dos incentivos à Saúde. “A Urap [Unidade de Referência em Atenção Primária] lá da Baixada, que já está se tornando até pequena porque é uma multidão de gente, mas eles [os servidores] fazem trabalho excelente. Eu só tenho que agradecer”, finalizou.