Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Seis escolas municipais têm início das aulas adiado devido à enchente do Rio Acre na capital

Seis escolas municipais têm início das aulas adiado devido à enchente do Rio Acre na capital

Foto: Assessoria

As aulas na rede municipal de ensino de Rio Branco iniciam nesta segunda-feira, 17. No entanto, seis escolas da capital tiveram o início do ano letivo adiado, devido à utilização dos espaços como abrigos ou possibilidade de ativação para acolher famílias desalojadas.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação (SEME), as unidades Maria Lúcia e Willy Viana já estão sendo usadas como abrigos, enquanto as escolas Benfica, Chico Mendes, Carmelita e Ana Turan podem ser acionadas pela Defesa Civil caso haja necessidade de novos espaços.

Para os alunos dessas escolas, a SEME informou que serão realizadas reuniões com as equipes gestoras para definir o ajuste do calendário escolar e garantir a reposição das aulas.

Apesar das dificuldades causadas pela enchente, o retorno das aulas está mantido para 92,5% das escolas da rede municipal. A cerimônia de abertura oficial do ano letivo será realizada no Centro de Educação Infantil (CEI) Olindina Bezerra da Costa, às 8h desta segunda-feira, 17.

Escolas que abrigam desabrigados:

Escolas com risco iminente de alagamento:

Veja nota na íntegra:

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), informa à população e comunidade escolar que o retorno às aulas da rede municipal de ensino está confirmado para esta segunda-feira, 17 de março de 2025. Para o início dos trabalhos, o evento marcado para as 8h de segunda-feira, no CEI Olindina Bezerra da Costa, está mantido.

Esclarecemos que, atualmente, o ano letivo inicia com 92,5% das escolas da rede municipal; e com relação às unidades escolares em que as aulas não poderão ser retomadas nesta data, a SEME esclarece que:

1- A título de informação, as escolas Maria Lúcia e Willy Viana são utilizadas, atualmente, como abrigos, enquanto as escolas do Benfica, Chico Mendes, Carmelita e Ana Turan podem ser acionadas via Defesa Civil em caso de necessidade de aumento no quantitativo de abrigos. Nessas, o ano letivo não inicia nesta segunda-feira;

2- A Gerência do Departamento de Educação Infantil e do Departamento de Ensino Fundamental realizarão reuniões com os gestores dessas instituições para ajustar o calendário escolar, garantindo que não haja prejuízo ao ano letivo;

3- As aulas serão devidamente repostas, e a forma mais adequada para essa reposição será definida nessas reuniões, em conjunto com as equipes gestoras das unidades afetadas, e anunciada à comunidade escolar.

A prefeitura reforça seu compromisso com as pessoas, prestando resposta rápida às adversidades, ao mesmo tempo que reitera seu compromisso com a educação de qualidade e com a transparência na comunicação com a comunidade escolar.

 

Sair da versão mobile