A bebê Cristina Maria, de três meses, filha de Yara Paulino, que foi brutalmente assassinada na segunda-feira, 24, segue desaparecida. As informações foram confirmadas neste sábado, 29, pela assessoria da Polícia Civil do Acre (PCAC).
A instituição, inclusive, registrou o desaparecimento de Cristina Maria na plataforma Amber Alert, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação visa intensificar as buscas e mobilizar a sociedade em um esforço conjunto para localizar a criança, que desapareceu após a morte brutal de sua mãe.
Yara Paulino da Silva foi assassinada no conjunto habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco. Ela era acusada por integrantes de facções criminosas de ter matado a própria filha após populares encontrarem restos mortais em uma quadra. A ossada, no entanto, era deu um animal.
O sistema Amber Alert, criado para auxiliar na localização rápida de crianças desaparecidas ou sequestradas, está em operação. Mensagens estão sendo divulgadas em redes sociais, sites de notícias, aplicativos e painéis eletrônicos, para garantir que o maior número possível de pessoas tenha acesso às informações e possa ajudar nas buscas.
Um fator complicador nas investigações é que Cristina Maria não possui registro de nascimento ou qualquer documentação oficial, dificultando o acesso a bases de dados e a identificação de vínculos legais. A falta desses documentos compromete as ações de rastreamento e aumenta os desafios para localizar a criança.
A PCAC continua a busca por Cristina Maria e a identificação e prisão dos responsáveis pelo assassinato de Yara Paulino. Informações que possam auxiliar nas buscas podem ser enviadas anonimamente pelo WhatsApp (68) 99912-2964 ou pelo número 181, com garantia de sigilo.