Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após inconsistências, Eber Machado anuncia recontagem de votos para doação de salário

Após inconsistências, Eber Machado anuncia recontagem de votos para doação de salário

Foto: Leandro Chaves

O vereador de Rio Branco Eber Machado (MDB) reconheceu, na noite desta quinta-feira, 6, inconsistências na contagem dos votos para definição da entidade social que irá receber metade de seu salário de parlamentar.

Por isso, ele anunciou, em suas redes sociais, que fará nova apuração, utilizando outro sistema de cálculo, “para que não tenhamos qualquer dúvida sobre o resultado”, que será anunciado novamente neste sábado, 8.

A primeira computagem foi divulgada na quarta, 5, e revoltou seguidores do vereador. Isso porque a entidade vencedora, a Associação Batista Celeiro do Acre (Abac), ligada a uma igreja evangélica, possuía, até a quinta, 6, perfil inativo no Instagram, com apenas 11 seguidores (número que subiu para 46 nesta sexta, 7).

Ainda assim, a Abac obteve 29,5 mil votos dos 76 mil computados. A votação se dá por meio de comentários em publicação específica do Instagram de Eber. A entidade mais citada pelos seguidores vence a disputa e leva R$ 8.463, equivalente a 50% do salário do parlamentar. A ação ocorrerá todos os meses, prometeu o vereador.

Por outro lado, entidades mais ativas nas redes, como a Patinha Carente, por exemplo, contestaram o resultado. A ONG que resgata animais das ruas ficou em último lugar, com apenas 69 votos. Algumas pessoas afirmaram que, sozinhas, votaram mais de 100 vezes na entidade, o que gerou dúvida sobre a lisura do processo.

“Para contagem dos votos utilizamos um programa e a contagem manual, mas como todo sistema pode falhar, foram apontadas algumas inconsistências que podem refletir no atual resultado. Por isso, solicitei a minha equipe a recontagem dos votos”, reconheceu Eber, que tem se recusado a mudar a forma de escolha das entidades, mesmo com várias sugestões apontando voto único ou sorteio ao vivo como medidas mais justas.

Sair da versão mobile