A Câmara de Rio Branco aprovou, nesta quinta-feira, 27, por unanimidade, o projeto de lei, de autoria do vereador Felipe Tchê (Progressitas), que cria o Ceasa Digital.
A ideia da plataforma eletrônica é possibilitar a compra e a venda direta da produção agropecuária da capital acreana entre consumidores e produtores.
Com isso, o parlamentar espera incentivar a valorização dos pequenos e médios produtores rurais, fomentando a economia local.
Além disso, ao oportunizar a redução de intermediários comerciais, a projeto assegura preços mais justos aos consumidores.
“O Ceasa Digital funcionará por meio de um site e/ou aplicativo móvel, permitindo que os produtores cadastrados anunciem seus produtos e consumidores realizem compras diretamente com o produtor”, diz a matéria.
Na plataforma, poderão ser disponibilizados serviços adicionais como informações sobre safras e estoques, integração com serviços de logística e entrega, formação de preços baseada na demanda e oferta e suporte técnico para produtores e consumidores.
“O uso de tecnologia no setor agropecuário representa um salto qualitativo na gestão da produção, evitando desperdícios e promovendo a sustentabilidade”, pontuou o vereador Felipe Tchê, em sua justificativa.
A matéria seguirá para apreciação do prefeito Tião Bocalom (PL), que poderá sancioná-la ou vetá-la.