A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realiza, nesta quinta-feira, 13, uma audiência pública para debater o isolamento por terra dos municípios de Porto Walter, Jordão, Santa Rosa do Purus e Marechal Thaumaturgo.
Requerida pelo deputado estadual Pedro Longo (PDT), a audiência deverá ter como um dos assuntos principais a estrada que liga Porto Walter a Rodrigues Alves, na região do Juruá.
A abertura da via foi embargada pela Justiça Federal da 1ª Região, que classificou o empreendimento, também chamado de “ramal do Barbary”, como irregular por violar territórios indígenas e o meio ambiente.
Nesta segunda-feira, 10, o Ministério Público Federal (MPF) emitiu nota em que denuncia racismo e até ameaças sofridas por indígenas em virtude do bloqueio da estrada.
No comunicado, o órgão esclarece que o ramal teve seu fechamento determinado não pelos povos tradicionais, mas pela Justiça, e que “ainda que os indígenas fossem completamente favoráveis à abertura do ramal, o MPF atuaria pelo embargo da obra”.
O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) levou o assunto à tribuna da Casa nesta quarta, 11, e cobrou do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) agilidade em contratar um estudo de viabilidade e impacto ambiental da obra.