A ex-vereadora Lene Petecão esteve na Câmara de Rio Branco na manhã desta quinta-feira, 27, para falar sobre ações do movimento social no âmbito do Mês da Mulher. Na ocasião, ela subiu à tribuna da Casa e deu um carão em alguns parlamentares que se retiraram do plenário.
“Fico triste que alguns vereadores não achem importante a pauta feminina e vão embora. A gente tem que valorizar as mulheres, porque somos mais da metade da população. O tema mulher é importante. Nós é que fazemos acontecer”, protestou.
Enquanto exercia mandato no parlamento-mirim, Lene foi autora, em 2022, do projeto que instituiu o programa Março Mulher, que visa homenagear o público feminino e intensificar ações e políticas públicas voltadas a elas.
Durante a Tribuna Popular, que oportunizou a ida da ex-vereadora à Câmara, a sessão chegou a ser suspensa por falta de quórum, devido à ausência de vários parlamentares durante a participação de Lene e outras mulheres do movimento social.
A ex-parlamentar exerceu três mandatos consecutivos de vereadora e disputou as eleições municipais de 2024, mas sem sucesso. Além dela, participaram da Tribuna Popular as empresárias e produtoras culturais Lidianne Cabral e Gélly Café.