21 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

21 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Documentário sobre cantora acreana estreia neste sábado em Rio Branco

Dirigido por Adalberto Queiroz, filme revela a trajetória da artista que levou a música amazônica aos palcos internacionais.

Assessoria por Assessoria
07/03/2025 - 17:45
Nazaré Pereira e Luiz Gonzaga nas ruas de Paris, em 1982. Foto: cedida

Nazaré Pereira e Luiz Gonzaga nas ruas de Paris, em 1982. Foto: cedida

Manda no zap!CompartilharTuitar

O gênero audiovisual de documentário tem poder singular na arte de narrar a vida de personagens reais e de dar visibilidade a histórias que, muitas vezes, ficam à margem dos holofotes. Com esse intuito, o longa-metragem Nazaré de Xapuri, dirigido e produzido por Adalberto Queiroz, tem estreia marcada para este sábado, 8, às 14h30, no auditório do Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco. A obra surgiu de um projeto apresentado à Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e foi viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo.

O filme revela detalhes biográficos e artísticos sobre a cantora e compositora xapuriense, que aos 7 anos deixou o Acre e se mudou para Belém (PA) com a mãe. Após concluir o ensino médio, transferiu-se para o Rio de Janeiro (RJ) para estudar teatro, quando descobriu sua paixão pela música e pela dança. Pouco tempo depois, começou a compor e interpretar suas próprias canções, que a levaram aos palcos da França, onde vive até hoje.

Apesar de a artista ter se aproximado de grandes nomes da música brasileira, como Luiz Gonzaga, sua trajetória ainda é pouco conhecida em sua terra natal. Com isso, Adalberto Queiroz identificou a necessidade e a oportunidade de revelar o talento de Nazaré Pereira à população acreana.

Duas pré-estreias do longa já foram realizadas, uma em Xapuri e outra no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Sobre a obra

Além de narrar a vida da artista, o filme também mostra um pouco da rotina dos seringueiros no interior do estado. De acordo com o produtor e diretor, o longa proporcionará aos telespectadores a oportunidade de descobrir a trajetória de alguém que saiu da Amazônia e encantou o mundo com sua voz e gingado.

“Com esse documentário, a gente pretende dar acesso ao povo a uma acreana que não é muito conhecida em seu estado. O documentário traz um perfil da sua verve artística e histórica. Assim, proporcionamos ao público informações que são peculiares da nossa terra, sobre a vida nos seringais e os caminhos dessas pessoas. E saber que é uma personalidade que sai de dentro da floresta, ganha o mundo e se revela como um verdadeiro talento musical”, relata Alberto.

Adalberto, que também é presidente da Academia Acreana de Letras (AAL), destacou, ainda, que o desenvolvimento do roteiro contou com a colaboração de diversos acreanos, incluindo pessoas de Xapuri e jornalistas.

“É uma produção feita por muitas mãos. Até jornalistas participaram da construção desse acontecimento. Espero que a gente tenha um auditório pequeno para o público que desejamos colocar para assistir”, afirmou.

O documentário oferece uma visão profunda sobre Nazaré Pereira, que construiu sua carreira artística na Europa, levando a riqueza da cultura amazônica ao mundo. Com dedicação e paixão, ela mostra a biodiversidade, as tradições e as músicas da Amazônia, revelando a força de sua terra natal. Ao explorar os desafios e conquistas de Nazaré, o filme permitirá ao público compreender melhor seu papel como mulher e artista, usando a arte para valorizar a cultura amazônica.

Por: Agência de Notícias do Acre

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Aulas de música e artes marciais: Confira a agenda cultural para este final de semana em Rio Branco

Próxima Notícia

Sábado promete tempo instável, com céu nublado e pancadas de chuva

Mais Notícias

Foto: Sérgio Vale
POLÍTICA

Deputado estadual Pedro Longo vai trocar o PDT pelo PSDB no ano que vem

11/08/2025
Foto: Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images
Geral

Governo brasileiro critica plano de expansão militar de Israel em Gaza

10/08/2025
Flavia Correia via ChatGPT/Olhar Digital
1º guia gazeta

“Arca de Noé” do futuro: viagem de 400 anos recomeçaria a humanidade em outro planeta

09/08/2025
Foto: © Secretária de Segurança de São Paulo/Divulgação
6º guia gazeta

Um ano depois de tragédia da Voepass, familiares inauguram memorial

09/08/2025
Violões fabricados por pessoas privadas de liberdade são expostos no estande do Iapen na Expoacre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Geral

Violões fabricados por detentos são vendidos na Expoacre

27/07/2025
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
POLÍTICA

Tarifaço dos EUA não é problema comercial, mas ação política de grupos extremistas, diz Jorge Viana

23/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Anne Nascimento

Sábado promete tempo instável, com céu nublado e pancadas de chuva

Com mais de 20 anos de atuação, procuradora de Justiça do Acre se torna referência na defesa dos direitos das mulheres

Com mais de 20 anos de atuação, procuradora de Justiça do Acre se torna referência na defesa dos direitos das mulheres

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre