Graves riscos afetam atualmente o ser humano e estão longe de uma solução: uma ameaça natural (aquecimento global, enchentes, incêndios, secas, emissão de co2) e outra artificial (avanço da IA, controle de mídias sociais, fake news). E a humanidade ainda constitui uma terceira ameaça (violência crescente, guerras, economia, discriminações, conflitos entre povos, desigualdades sociais). A filosofia poderia ajudar, no sentido de propor uma reflexão sobre o todo e que se voltasse para os fundamentos do destino do ser humano nos últimos séculos.
Vi ontem, um vídeo de uma bananeira voando. Isso mesmo, bananeira voando. Hoje qualquer idiota produz e dispõe de tempo para chamar atenção com alguns cliques.
A legenda dizia o nome da espécie de bananeira voadora, dava detalhes e tal, como se fosse um texto sério.
Nos comentários um mundo de pessoas dizendo “nossa, eu acreditei, ainda bem que vim ler os comentários e vi que era mentira”. Até um biólogo disse que por alguns segundos acreditou!
Pessoas da minha bolha, GENTEEEEE, era uma BA NA NEI RA VO AN DO! Sabe bananeira, pé de banana? Então, isso no céu! E um tanto de gente só porque estava diante de um vídeo e um texto escrito em um estilo “sério” caiu nesse absurdo escalafobético. Joguei a toalha. Para essa bananeira voadora que eu quero descer.
Observo umas páginas aqui no FB que postam imagens “bonitas” O-DI-A-IN-TEI-RO. Colocam legendas tipo “que maravilha a obra de Deus” e recebem milhares de curtidas.
Essa galera vota.
Era isso!
O que tenho visto de vídeos de humanos interagindo com animais selvagens.
Dando banho em leão marinho, fazendo parto de onça e as pessoas emocionadíssimas com a interação. Estamos lascados!
O que mais me preocupa é que 2026 é ano de eleição, imagina o estrago. Porque uma pessoa que acredita em bananeira voadora, acredita em qualquer coisa.
A idiotia é um vírus perigoso. Contágio por via digital.