Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com mais de 200 internações, Prefeitura emite alerta para aumento de síndrome respiratória grave em Rio Branco

Com mais de 200 internações, Prefeitura emite alerta para aumento de síndrome respiratória grave em Rio Branco

Foto: Arquivo/Prefeitura

O aumento das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) acendeu o sinal de alerta em Rio Branco. Somente até a 12ª semana epidemiológica de 2025, a capital já registrou 211 hospitalizações pela doença. Os dados preocupam, especialmente por atingirem com mais frequência crianças com menos de dois anos e idosos a partir de 60 anos.

Diante do cenário, a Prefeitura de Rio Branco publicou nesta quinta-feira, 17, a Nota de Alerta Nº 01/2025, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), orientando a população sobre os riscos associados às doenças respiratórias e reforçando medidas de prevenção.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, o momento exige atenção redobrada. “É importante que a população mantenha a vacinação em dia. Estamos em um momento de maior atenção para as doenças respiratórias, e os números nos pedem cuidados redobrados”, afirmou.

Conforme a Semsa, durante o período sazonal das síndromes gripais, que vai de abril a julho, é comum o aumento de casos provocados por vírus como Rinovírus, Influenza A e B, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Adenovírus e Coronavírus (SARS-CoV-2).

Na UPA do 2º Distrito, análises mostraram que 38,6% das amostras de pacientes com sintomas gripais testaram positivo para vírus respiratórios, com destaque para Rinovírus e VSR.

A maior parte dos casos graves envolve pacientes com comorbidades, como doenças crônicas ou baixa imunidade.

A Prefeitura recomenda as seguintes medidas de prevenção:

Sair da versão mobile