O 1º Sarau Poético da Câmara Temática de Literatura acontece nesta terça-feira, 22, a partir das 17h30, na Praça da Revolução, em frente à Prefeitura de Rio Branco. Com microfone aberto, o evento convida artistas, escritores e o público em geral a se expressarem por meio de poesias, músicas, rimas e leituras.
Organizado por manifestantes ligados à Câmara Temática de Literatura, o sarau marca o início das atividades relacionadas à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em 2025. A partir das 19h, o grupo segue para o auditório da prefeitura, onde ocorre a Reunião das Escutas da PNAB.
Segundo a articuladora Thaís Alanna, a proposta do sarau é criar um espaço de participação livre e espontânea, aberto também a quem estiver passando pelo local. “A ideia surgiu como forma de engajar as pessoas que já fazem parte da Câmara Temática e também atrair outros artistas para as escutas da PNAB”, explica.
Ainda de acordo com Thaís, o evento seria realizado ao ar livre, mas, devido à possibilidade de chuva, pode ser transferido para o auditório da prefeitura. “A intenção é manter a programação livre, montada na hora, e aberta à manifestação de todos que desejarem participar.”
O calendário de escutas da PNAB será iniciado oficialmente nesta terça. A proposta é promover uma série de encontros entre o poder público e representantes de diferentes segmentos culturais — como literatura, música e festas tradicionais — para ouvir demandas, fortalecer ações já existentes e fomentar novos investimentos na área.
Por: Rhawan Vital