Para entender como a conta de energia elétrica é composta, primeiro é preciso saber que no Brasil, a energia elétrica passa por três etapas principais até chegar ao consumidor final: geração, transmissão e distribuição. Além disso, grande parte da energia do país é conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), uma rede que integra a maioria das usinas geradoras às linhas de transmissão. O SIN abrange quase todo o território nacional e permite que a energia seja transportada de forma eficiente entre as diferentes regiões.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é responsável por fiscalizar o setor, definir as regras e estabelecer os processos de reajuste ou revisão tarifária de cada concessionária de energia no Brasil.
Quando a conta chega ao consumidor, muitas vezes ele não percebe que, além do valor do consumo, estão incluídos impostos, encargos setoriais e os custos de geração e transmissão de energia.
O valor total da conta é distribuído entre diferentes órgãos e empresas responsáveis pelos serviços. No estado do Acre, a Energisa é responsável pela distribuição da energia elétrica, e a conta é dividida da seguinte forma:
· Distribuição: 35,9% ficam com a Energisa;
· Geração de Energia: 25,6% vão para as empresas geradoras;
· Transmissão: 5,4% para as transmissoras;
· Encargos Setoriais: 11,8%
· Tributos: 21,3%
Além de informar o consumo mensal e diário, a fatura de energia apresenta detalhes que ajudam a entender para onde vai cada valor. Com essas informações, o consumidor pode comparar a média diária de consumo com o mês anterior, verificando se houve aumento ou redução no uso da energia. Dessa forma, é possível reavaliar hábitos e, quando necessário, adotar estratégias de consumo consciente para economizar.
Quer economizar? Se liga nas dicas:
1. Substitua as lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas de led;
2. Retire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando;
3. Reduza o tempo no banho e economize energia elétrica e água;
4. Evite abrir a porta da geladeira a toda hora;
5. Coloque o ar-condicionado na temperatura correta, como 23º C, para que o clima fique agradável e utilizando menos energia.