A estreia da 1° Mostra Norte Delas de Cinema foi um verdadeiro sucesso. O Cine Teatro Recreio, em Rio Branco, recebeu uma plateia lotada e entusiasta, nessa terça-feira, 1, que assistiu e se emocionou o longa-metragem ‘O Barulho da Noite’, de Eva Pereira (TO).
A plateia, composta por pessoas de todas as idades e gêneros, vibrou a cada fala das (os) convidadas (os) da solenidade de abertura e durante as cenas do filme exibido, que gerou uma verdadeira inquietação ao abordar a temática das violências praticadas contra mulheres, com foco nos estupros de menores.
“São artistas mulheres, da região Norte, que vão nos permitir sonhar com uma realidade mais bonita. Porque o artista é aquele profissional que faz exatamente isso: busca transformar a realidade, nos momentos em que essa realidade começa a ficar sombria, a ficar feia, a ficar diatópica. Hoje a gente sai com o sentimento de poder sonhar e esperançar”, destacou a procuradora de Justiça do Ministério Público do Acre, Patrícia Rêgo.
Representando o coletivo Seiva Colab e a Palmácea Filmes, a produtora artística da Mostra Norte Delas de Cinema, Isabelle Amsterdam, explicou que o evento é mais que uma vitrine do talento feminino no cinema, mas a concretização de um sonho compartilhado por um grupo de mulheres, que acredita no poder transformador do cinema no Acre.
“Nos últimos anos temos testemunhado um crescimento significativo da produção cinematográfica na nossa região e é inspirador ver como as vozes femininas emergem com força e autenticidade. A Mostra Norte Delas é um espaço onde história, experiências e visões são compartilhadas, onde o olhar feminino é valorizado e as narrativas das mulheres são colocadas em destaque”, salientou Isabelle.

Com uma programação gratuita, o evento se estende até o sábado, 5, e vai exibir 24 filmes dirigidos por mulheres dos sete estados do Norte do Brasil.
A I Mostra Norte Delas de Cinema é um projeto aprovado em edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), por intermédio da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), com apoio do governo do Acre e Fundação Elias Mansour (FEM).
A produção é assinada pela Palmácea Filmes – produtora de cinema e arte que integra a Seiva Colab Amazônica. A Seiva Colab Amazônica – coletivo de mulheres produtoras que visa difundir conteúdos, debates e estéticas do audiovisual no Acre e região Amazônica – responde pela coprodução do evento.
Programação
Nesta quarta-feira, 2, a programação inicia mais cedo, às 14 horas, com o workshop ‘Direção de Arte e Figurino para Cinema’, com Marina Bylaardt e Mariana Braga.
Já as exibições dos curtas-metragens começam mais cedo, às 17 horas:
• As revoltosas, direção de Cristiane Martins (PA)
• Vida a Flux, direção de Adrianna Oliveira (PA)
• Solitude, direção de Tami Martins (AP)
• Bebé, direção de Isadora Lis (PA)
• Bárbara, direção de Joyce Cursino (PA)
Às 19 horas será exibido o longa-metragem ‘Aqui em La Fronteira’, direção de Marcela Uchoa (RR).
A programação completa da Mostra Norte Delas de Cinema você confere nas redes sociais da @mostranortedelasdecinema e @seicacolab.