10 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

10 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Mostra Norte Delas de Cinema estreia com casa cheia e celebra a produção audiovisual feminina

Evento exibe 24 filmes dirigidos por mulheres da região Norte e segue até sábado, 5, em Rio Branco.

Assessoria por Assessoria
02/04/2025 - 11:03
Foto: Clara Lis

Foto: Clara Lis

Manda no zap!CompartilharTuitar

A estreia da 1° Mostra Norte Delas de Cinema foi um verdadeiro sucesso. O Cine Teatro Recreio, em Rio Branco, recebeu uma plateia lotada e entusiasta, nessa terça-feira, 1, que assistiu e se emocionou o longa-metragem ‘O Barulho da Noite’, de Eva Pereira (TO).

A plateia, composta por pessoas de todas as idades e gêneros, vibrou a cada fala das (os) convidadas (os) da solenidade de abertura e durante as cenas do filme exibido, que gerou uma verdadeira inquietação ao abordar a temática das violências praticadas contra mulheres, com foco nos estupros de menores.

“São artistas mulheres, da região Norte, que vão nos permitir sonhar com uma realidade mais bonita. Porque o artista é aquele profissional que faz exatamente isso: busca transformar a realidade, nos momentos em que essa realidade começa a ficar sombria, a ficar feia, a ficar diatópica. Hoje a gente sai com o sentimento de poder sonhar e esperançar”, destacou a procuradora de Justiça do Ministério Público do Acre, Patrícia Rêgo.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Representando o coletivo Seiva Colab e a Palmácea Filmes, a produtora artística da Mostra Norte Delas de Cinema, Isabelle Amsterdam, explicou que o evento é mais que uma vitrine do talento feminino no cinema, mas a concretização de um sonho compartilhado por um grupo de mulheres, que acredita no poder transformador do cinema no Acre.

“Nos últimos anos temos testemunhado um crescimento significativo da produção cinematográfica na nossa região e é inspirador ver como as vozes femininas emergem com força e autenticidade. A Mostra Norte Delas é um espaço onde história, experiências e visões são compartilhadas, onde o olhar feminino é valorizado e as narrativas das mulheres são colocadas em destaque”, salientou Isabelle.

Mostra Norte Delas de Cinema estreia com casa cheia e celebra a produção audiovisual feminina
Foto: Clara Lis

Com uma programação gratuita, o evento se estende até o sábado, 5, e vai exibir 24 filmes dirigidos por mulheres dos sete estados do Norte do Brasil.

A I Mostra Norte Delas de Cinema é um projeto aprovado em edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), por intermédio da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), com apoio do governo do Acre e Fundação Elias Mansour (FEM).

A produção é assinada pela Palmácea Filmes – produtora de cinema e arte que integra a Seiva Colab Amazônica. A Seiva Colab Amazônica – coletivo de mulheres produtoras que visa difundir conteúdos, debates e estéticas do audiovisual no Acre e região Amazônica – responde pela coprodução do evento.

Programação

Nesta quarta-feira, 2, a programação inicia mais cedo, às 14 horas, com o workshop ‘Direção de Arte e Figurino para Cinema’, com Marina Bylaardt e Mariana Braga.

Já as exibições dos curtas-metragens começam mais cedo, às 17 horas:

• As revoltosas, direção de Cristiane Martins (PA)
• Vida a Flux, direção de Adrianna Oliveira (PA)
• Solitude, direção de Tami Martins (AP)
• Bebé, direção de Isadora Lis (PA)
• Bárbara, direção de Joyce Cursino (PA)

Às 19 horas será exibido o longa-metragem ‘Aqui em La Fronteira’, direção de Marcela Uchoa (RR).

A programação completa da Mostra Norte Delas de Cinema você confere nas redes sociais da @mostranortedelasdecinema e @seicacolab.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Estudantes nascidos em maio e junho recebem 1ª parcela do Pé-de-Meia

Próxima Notícia

PIS/Pasep 2025: confira o calendário de pagamentos

Mais Notícias

Foto: Eduardo Gomes/Detran
3º destaque

IPVA 2026 no Acre: calendário de pagamento começa em janeiro; veja como pagar

09/01/2026
Foto: Redes Sociais
Destaques Cotidiano

Circo Mundo Mágico estreia no shopping de Rio Branco com King Kong em tamanho real

09/01/2026
Foto: Reprodução
Geral

Prefeitura mantém inscrições abertas para concurso com 60 vagas para professores

09/01/2026
Convênio garante R$ 2,3 milhões para ações de combate à monilíase do cacau e do cupuaçu no Acre. Foto: Ascom/Idaf
Geral

Convênio com o Mapa reforça ações do Acre no controle da monilíase do cacau e do cupuaçu

09/01/2026
Foto: Arquivo pessoal
Destaques Cotidiano

Opinião: Do sonhado código de defesa do contribuinte à institucionalização da insegurança jurídica, o que restou da lc n. 225/2026?

09/01/2026
(Foto: Val Fernandes/Secom)
Geral

Restaurante Popular volta a atender o público após período alagação

09/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

PIS/Pasep 2025: confira o calendário de pagamentos

Foto: Reprodução/redes sociais

Irmã de biomédico que morreu em acidente de trânsito no Acre faz carta aberta nas redes sociais: "Minha grande e única inspiração"

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre