Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

MPAC lança programa de saúde mental, bem-estar e felicidade

MPAC lança programa de saúde mental, bem-estar e felicidade

Fotos: Diego Negreiros

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) lançou, na manhã desta quinta-feira, 10, o programa BeHappier, uma iniciativa voltada à promoção da saúde mental e ao aumento dos níveis de bem-estar dos integrantes da instituição. Com uma metodologia fundamentada na adoção de hábitos que estimulam a felicidade, o programa busca contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável e motivador.

O evento de lançamento reuniu membros e servidores da instituição e contou com uma palestra da idealizadora do programa, a especialista em Ciência da Felicidade, Flávia da Veiga. A programação também incluiu atividades que promoveram momentos de integração e reflexão entre os participantes.

Na ocasião, o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, destacou que a implementação do BeHappier está alinhada a valores que o MPAC tem se dedicado a cultivar, como o cuidado com as pessoas, o respeito à saúde mental e o compromisso com um ambiente profissional mais positivo e acolhedor.

“Os desafios do cotidiano, somados às exigências da vida profissional, têm causado impactos significativos no aspecto emocional e psicológico. É por isso que precisamos, cada vez mais, colocar no centro do nosso planejamento institucional o bem-estar de todos aqueles que se dedicam diariamente ao cumprimento da nossa missão. Ao adotar esse programa, estamos investindo no aprimoramento do MPAC e reafirmando nossa convicção de que pessoas felizes e motivadas são mais criativas, engajadas e produtivas. E são essas pessoas que constroem, com mais força e sentido, o serviço público que queremos oferecer à sociedade acreana”, afirmou.

As atividades do programa são coordenadas pela procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, que também preside a Comissão de Prevenção a Situações de Risco à Saúde Mental. Ela ressaltou que iniciativas como o BeHappier são investimentos que geram benefícios duradouros não apenas para os indivíduos, mas para toda a instituição.

“Hoje é um dia de festa para o Ministério Público do Acre, pois estamos lançando oficialmente uma iniciativa que busca não apenas o bem-estar, mas a verdadeira felicidade de todos nós. É uma declaração do nosso compromisso com a saúde mental de cada integrante do Ministério Público”, disse.

No período da tarde, a programação do BeHappier foi voltada à formação de líderes do MPAC, com o objetivo de sensibilizar sobre o papel estratégico que desempenham na promoção do bem-estar institucional, incentivando práticas que favoreçam o equilíbrio emocional, o fortalecimento dos vínculos e a cultura de cuidado mútuo no ambiente de trabalho.

A felicidade como hábito

Durante sua palestra, Flávia da Veiga abordou conceitos fundamentais sobre felicidade e bem-estar, destacando a importância de cultivar hábitos saudáveis no dia a dia. Ela apresentou estratégias baseadas na psicologia positiva, como práticas de gratidão, atenção plena e fortalecimento de vínculos interpessoais, que contribuem significativamente para a saúde mental e o aumento da satisfação pessoal e profissional.

“Existem muitas interpretações distorcidas sobre o que é felicidade, que acabam nos afastando da verdadeira felicidade — aquela que vamos tratar aqui. É importante entender que parte da nossa felicidade é determinada por fatores genéticos, mas o ambiente em que estamos inseridos, nossos pensamentos e, principalmente, a forma como interpretamos a vida também são determinantes”, concluiu.

Fonte: Ascom MPAC

Sair da versão mobile