Em parceria com a empresa Qualifica Cursos Profissionalizantes, a Prefeitura de Rio Branco promoveu uma capacitação para operadores de máquinas pesadas. A qualificação também se estendeu aos servidores municipais interessados, que tiveram a oportunidade de participar gratuitamente.
As aulas teóricas ocorreram nos dias 9, 10 e 11 de abril e as práticas 12 e 13, no estacionamento da Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa). A parceria é parte de um esforço contínuo da administração municipal com a colaboração da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), Secretaria Municipal de Agropecuária e Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, para proporcionar qualificação profissional e promover o desenvolvimento local.
Os cursos oferecidos pela Qualifica Cursos são reconhecidos pela qualidade e foco na prática, preparando os participantes para atuarem de forma segura e eficiente no manejo de máquinas pesadas, fundamentais para diversas atividades na área de construção civil, agricultura e outras indústrias.
De acordo com o instrutor técnico operacional da Qualifica Cursos, Silvestre Fontes, o curso atende a uma norma do Ministério do Trabalho.
“Essa parceria representa uma oportunidade única para os moradores da capital e servidores da prefeitura adquirirem novas habilidades profissionais e impulsionarem suas carreiras, contribuindo assim para o crescimento econômico e social da cidade”, frisou Silvestre.
Se há até pouco tempo as ocupações femininas se concentravam na cozinha e no cuidado com as criações, esse quadro atualmente está mais diversificado. Estudando ou trabalhando, as mulheres estão presentes em áreas distintas. A servidora municipal Lubiana Mendes, por exemplo, foi uma das alunas e ressalta que as mulheres estão se destacando cada vez em áreas, antes exclusivas do sexo masculino.
“As mulheres demonstram dedicação, determinação e habilidades, além de se fortalecerem e incentivam outras a participarem dessas atividades, lugar de mulher também é no manuseio de máquinas pesadas, sim,” disse.
Cerca de mil e quinhentas inscrições foram realizadas e a estimativa é de que mil e trezentos profissionais concluam o curso.
Fonte: Assessoria Prefeitura