Com 114 anos de idade, a idosa Maria Justina da Silva recebeu nesta semana a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no seringal Baturité, localizado na região de Sena Madureira, no interior do Acre. A equipe do Instituto de Identificação da Polícia Civil se deslocou até a residência da idosa para realizar a emissão da 2ª via do documento.
De acordo com a Polícia Civil, a ação integra o compromisso do governo estadual de assegurar o direito à documentação para todos os cidadãos, independentemente da idade ou da localização.
“Essa é a missão da Polícia Civil do Acre: servir e proteger, promovendo cidadania e inclusão. Levar a nova carteira de identidade a dona Maria Justina, no meio da floresta, mostra que o nosso compromisso vai muito além dos centros urbanos”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel.
O Acre é o segundo estado brasileiro com maior número proporcional de emissões da nova Carteira de Identidade Nacional. Mais de 25% da população do estado, estimada em 880 mil habitantes, já possui o novo documento, totalizando mais de 222 mil CINs emitidas.
A nova carteira utiliza o número do CPF como identificação única em todo o território nacional, oferecendo mais segurança ao cidadão. “Estamos orgulhosos de levar dignidade à nossa população. A nova CIN padroniza a identificação e combate fraudes”, destacou o diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva.