Com 99,2 milímetros de chuva acumulados entre a manhã de segunda-feira, 28, e a manhã desta terça, 29, abril de 2025 já se consagra como o mês mais chuvoso dos últimos cinco anos em Rio Branco. A informação é da Defesa Civil Municipal, que segue monitorando os impactos das chuvas e prestando atendimento em diversas regiões afetadas.
“Essa é uma anomalia provocada pelo enfraquecimento do fenômeno La Niña. Já podemos afirmar que abril de 2025 é, de longe, o mais chuvoso dos últimos cinco anos e pode terminar como o mais chuvoso de todos os últimos anos”, destacou o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão. Segundo ele, a precipitação em apenas 24 horas superou metade da média esperada para todo o mês de abril.
A forte chuva causou diversos transtornos em Rio Branco. Pelo menos oito bairros registraram alagamentos: Airton Sena, João Paulo, Village Tiradentes, Calafate, Bahia Nova, a região próxima à loja Havan e Vila Betel. Nessas áreas, foram registradas casas invadidas pela água, veículos presos em ruas inundadas, animais ilhados e um poste que cedeu com a força da correnteza.

O nível do Rio Acre subiu de 6,66 metros, na manhã de segunda, para 7,39 metros nesta terça. De acordo com Falcão, os igarapés que cortam a cidade estavam com nível baixo, o que inicialmente evitou uma cheia ainda maior, mas não impediu o transbordamento em vários pontos após o alto volume das últimas horas.
A Defesa Civil está realizando vistorias em todos os bairros e áreas de risco, prestando apoio com entrega de materiais de limpeza às famílias afetadas, como na Vila Betel. O coronel reforça que novas chuvas ainda são esperadas. “A previsão é de tempo instável durante toda esta semana, o que deve levar esse cenário chuvoso até o início de maio, antes de entrarmos em um novo período de estiagem”.