Ferido durante um assalto que terminou com a morte de um vigilante em Rio Branco, Leandro Mendes dos Santos, um dos envolvidos no crime, está consciente após ser extubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro da capital. Leandro foi baleado no pescoço durante a ação criminosa na Escola Estadual Maria Raimundo Balbino, localizada na Rua Tião Natureza, no bairro Palheiral, região da Baixada da Sobral.
O crime aconteceu na madrugada da última segunda-feira, 7. De acordo com a Polícia Militar, três criminosos invadiram a escola com o objetivo de roubar a arma do vigilante Raimundo de Assis Souza Filho, de 52 anos. Ao perceber a movimentação por meio das câmeras de segurança, o vigilante reagiu e acabou entrando em confronto com os assaltantes.
Houve troca de tiros. Raimundo foi atingido e morreu dentro de uma das salas da escola. Já Leandro, também ferido, conseguiu fugir pulando o muro e se embrenhando em uma área de mata nas proximidades. Os outros dois suspeitos escaparam e ainda não foram localizados.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra avançado. No local, os socorristas encontraram Raimundo já sem vida. Leandro, por sua vez, foi localizado com um ferimento grave e recebeu os primeiros atendimentos ainda na área externa da escola, sendo encaminhado em estado crítico ao hospital.
Após ser intubado ao dar entrada no Pronto-Socorro, Leandro passou por procedimentos de emergência e agora apresenta quadro clínico estável. Mesmo ainda na UTI, ele já conversa com a equipe médica e faz pedidos, e deve ser transferido em breve para um leito de enfermaria. A expectativa é que, assim que estiver em condições, preste depoimento sobre o caso.
As investigações estão sendo conduzidas pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).