A Prefeitura de Rio Branco decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira, 2, o que garante um feriadão prolongado para os servidores municipais. O decreto, assinado pelo prefeito Tião Bocalom, foi publicado na edição desta terça-feira, 29, do Diário Oficial do Estado (DOE) e estende a folga do feriado nacional do Dia do Trabalho, comemorado na quinta-feira, 1º de maio.
Com a decisão, os servidores terão quatro dias consecutivos de descanso, retornando ao expediente normal apenas na segunda-feira, 5. A medida acompanha o Decreto Estadual nº 11.679, publicado no último dia 22, que também estabeleceu ponto facultativo no âmbito do governo do Acre para a mesma data.
Conforme o decreto municipal, os secretários e gestores das pastas têm autonomia para convocar servidores, caso haja necessidade de funcionamento de algum setor durante o ponto facultativo, sendo dispensada a compensação para aqueles que forem convocados.
O decreto esclarece ainda que a decisão não se aplica às atividades essenciais da administração pública, como serviços de saúde e limpeza urbana, que continuarão funcionando normalmente conforme escala.
Essa será a segunda folga prolongada seguida para os servidores acreanos. Na semana anterior, o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco já tinham decretado ponto facultativo na quinta-feira Santa, 17, o que, somado aos feriados da sexta-feira Santa, 18, e de Tiradentes, 21, na segunda-feira, resultou em cinco dias de descanso consecutivos.