Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

IR 2025: Gastos com pets podem ser deduzidos?

IR 2025: Gastos com pets podem ser deduzidos?

Foto: Luis Lima Jr./Fotoarena

Durante o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda à Receita Federal, podem surgir dúvidas dos contribuintes sobre o que pode ou não ser declarado.

A questão da vez é se os gastos com pets podem ser incluídos na declaração ao Fisco.

Receita Federal limita os gastos com dedução a gastos de saúde apenas para seres humanos. Ou seja, os animais de estimação não contam na hora da declaração do Imposto de Renda.

A dúvida é reflexo do aumento dos gastos com cachorros, gatos e outros animais domésticos. Em pesquisa da fintech Koin, 56% das pessoas que têm animais de estimação gastam mais de R$ 200 por mês com os pets.

Por outro lado, projetos de lei no Congresso Nacional propõem incluir os gastos com animais de estimação na declaração do Imposto de Renda.

O Projeto de Lei (PL) 340/2023, de autoria da deputada federal Renata Abreu (Pode-SP), visa à dedução de gastos veterinários da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Enquanto o PL 1529/2023, de autoria do deputado federal Felipe Becari (União-SP), trata da dedução das despesas com alimentação animal e de tratamento médico-veterinário no Imposto de Renda da Pessoa Física.

Em dezembro de 2024, o governo federal criou o Cadastro Nacional de Animais Domésticos. O objetivo da ação é concentrar, em um banco de dados, informações referentes a tutores e animais.

Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2025?

*Por: CNN Brasil.

Sair da versão mobile