Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

INSS: aposentados e pensionistas já podem consultar antecipação do 13º

INSS: aposentados e pensionistas já podem consultar antecipação do 13º

Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar o valor da primeira parcela do 13º salário antecipado. A consulta está disponível tanto pelo site ou aplicativo Meu INSS quanto pela Central de Atendimento 135.

Ao todo, 34,2 milhões de pessoas terão direito à antecipação do 13º salário, que será dividida em duas parcelas. A primeira, correspondente a 50% do valor total da gratificação, será paga junto com o benefício de abril, entre os dias 24 de abril e 8 de maio.

Já a segunda metade será depositada com os pagamentos do mês de maio, entre 26 de maio e 6 de junho. O cronograma de pagamentos segue o número final do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador (aquele que aparece após o traço).

Os segurados que recebem até um salário mínimo serão os primeiros a receber. Já os que têm rendimentos acima do piso nacional terão os valores creditados entre os dias 2 e 8 de maio.

Confira as datas da 1ª parcela:

INSS: aposentados e pensionistas já podem consultar antecipação do 13º

Confira as datas da 2ª parcela:

INSS: aposentados e pensionistas já podem consultar antecipação do 13º

A medida foi oficializada por meio de decreto presidencial publicado em 4 de abril no Diário Oficial da União.

Segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a antecipação representa um aporte de R$ 73,3 bilhões na economia. “Esse valor retorna para a economia, então não há porque afirmar que é despesa, é investimento”, destacou.

Como consultar o valor do pagamento

Pelo site ou aplicativo Meu INSS:

1. Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS
2. Faça login com CPF e senha
3. No campo “Do que você precisa?”, digite “Extrato de Pagamento”
4. Clique no serviço correspondente e baixe o documento

Pelo telefone:

Quem preferir pode ligar para a Central de Atendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Durante a ligação, será necessário informar o número do CPF e confirmar alguns dados cadastrais.

Por: Metrópoles

Sair da versão mobile