16 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

16 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Asteroide que ameaçava a Terra agora pode atingir a Lua

Probabilidade agora é de 3,8% impacto contra a Lua, segundo a Nasa. Cálculos já descartados chegaram a apontar que o asteroide 2024 YR4 teve 3,1% de risco de colidir com nosso planeta.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
03/04/2025 - 15:22
Foto: NASA/Magdalena Ridge 2.4M Telescope

Foto: NASA/Magdalena Ridge 2.4M Telescope

Manda no zap!CompartilharTuitar

Um asteroide que gerou temores de uma colisão com a Terra agora tem quase 4% de probabilidade de atingir a Lua, segundo dados do telescópio espacial James Webb.

Estima-se que o asteroide tenha cerca de 60 metros e capacidade para destruir uma cidade caso atingisse nosso planeta. A hipótese de uma colisão contra a Terra foi descartada, mas ela já chegou a ser considerada “alta”: 3,1%. Essa foi a maior probabilidade já medida pelos cientistas de um asteroide impactar a Terra.

Mas após uma série de observações posteriores, os cientistas acabaram descartando que o asteroide – denominado 2024 YR4 – vá atingir a Terra em 22 de dezembro de 2032.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Riscos para a Lua em alta

No entanto, as probabilidades de ele se chocar com o satélite natural do nosso planeta têm aumentado constantemente.

Depois que o telescópio Webb voltou suas poderosas lentes para o asteroide no mês passado e novos cálculos foram feitos, a probabilidade de um impacto com a Lua agora foi estimada em 3,8%, segundo a Nasa.

“Ainda há 96,2% de probabilidades de que o asteroide não impacte a Lua”, acrescentou a Nasa em nota nesta quinta-feira (3).

Richard Moissl, diretor do Escritório de Defesa Planetária da Agência Espacial Europeia (ESA), disse à AFP que este cálculo coincidia com suas estimativas de cerca de 4%.

Tamanho do asteroide: prédio de 15 andares

Os novos dados do telescópio Webb também lançam luz sobre o tamanho da rocha espacial, que anteriormente havia sido estimado entre 40 e 90 metros.

Agora, acredita-se que meça entre 53 e 67 metros, aproximadamente a altura de um prédio de 15 andares. Isto é significativo porque supera o limite de 50 metros necessário para ativar planos de defesa planetária.

Se o asteroide ainda tivesse mais de 1% de probabilidades de impactar a Terra, “os preparativos para uma ou mais missões para desviá-lo já estariam começando agora mesmo”, disse Moissl.

Há uma variedade de ideias de como a Terra poderia se defender de asteroides em rota de colisão, inclusive armas nucleares e lasers. Mas só uma foi testada em um asteroide real.

Em 2022, a missão DART, da Nasa, conseguiu alterar a trajetória de um asteroide inofensivo, fazendo uma sonda espacial se chocar contra ele.

“Um grande experimento”

Agora, muitos cientistas esperam que o 2024 YR4 atinja a Lua. “A possibilidade de observar o impacto de tamanho considerável na Lua é efetivamente um cenário interessante do ponto de vista científico”, disse Moissl.

O fenômeno forneceria uma variedade de informações, que seria “valiosa para propósitos de defesa planetária”, acrescentou.

Mark Burchell, cientista espacial da Universidade de Kent, no Reino Unido, disse à revista “New Scientist” que um impacto lunar seria “um grande experimento e uma oportunidade perfeita”.

“Os telescópios (na Terra) certamente o veriam, eu diria, e até binóculos poderiam observá-lo”, acrescentou o cientista Mark Burchell.

“Tomara que seja um impacto lunar”, disse Alan Fitzsimmons, da Queen’s University Belfast do Reino Unido. “Não teria nenhum efeito na Terra, mas nos permitiria estudar pela primeira vez a formação de uma cratera lunar provocada por um asteroide conhecido”, explicou.

O asteroide 2024 YR4 é o menor objeto observado pelo telescópio Webb, que no mês que vem voltará a dar aos especialistas novos dados para calcular a probabilidade de impacto.

*Por: G1

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Advogado é preso após abandonar a própria mãe em Goiânia

Próxima Notícia

Bebê de 1 ano e 7 meses é transferido de UTI aérea para Rio Branco para terceira cirurgia cardíaca

Mais Notícias

Foto: Ricardo Stuckert/PR
4º guia gazeta

Saiba como solicitar o Minha Casa Minha Vida em 2026

16/11/2025
Colesterol tem papel decisivo na saúde do cérebro, apontam estudos — Foto: Shawn Day/Unsplash
4º guia gazeta

Colesterol tem papel decisivo na saúde do cérebro, apontam estudos

15/11/2025
Foto: Yvette S/Unsplash
4º guia gazeta

Anvisa proíbe suplemento após reações graves

15/11/2025
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
4º guia gazeta

Lote extra de R$ 156,4 milhões do abono salarial será pago hoje

15/11/2025
Foto: Catherine Falls Commercial
4º guia gazeta

Pai é preso após estuprar e matar bebê de 9 meses dentro de casa

14/11/2025
Foto: Reprodução / Redes Sociais
4º guia gazeta

Forte explosão provoca morte e destruição em São Paulo

14/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Criança foi transportada em aeronave equipada com suporte avançado - Foto: Divulgação

Bebê de 1 ano e 7 meses é transferido de UTI aérea para Rio Branco para terceira cirurgia cardíaca

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Taxação dos EUA pode prejudicar cooperação climática, diz Marina Silva

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre