Um policial penal foi preso em flagrante ao tentar entrar no Presídio Ary Franco, em Água Santa, Zona Norte do Rio de Janeiro. O servidor tentava furar o bloqueio com drogas escondidas em produtos de suplementos alimentares de whey protein. O caso ocorreu no domingo (27/4)
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Vinícius da Silva Vianna também transportava 1 kg de erva seca picada e prensada em uma embalagem de café.
O flagrante aconteceu na portaria da unidade durante a Operação Scanner. Vinícius responde a dois procedimentos na Corregedoria da Seap, um dos quais já tramita na Comissão Permanente de Inquérito Administrativo (CPIA), fase mais grave do processo disciplinar. Ele foi encaminhado à 26ª DP (Todos os Santos).
No último sábado (26/4), outra ação da Seap no Presídio Joaquim Ferreira de Souza, no Complexo Penitenciário de Gericinó, Zona Oeste, terminou na apreensão de dois frascos de xarope contendo substância análoga à cocaína líquida. O flagrante aconteceu durante uma vistoria de rotina em materiais destinados aos internos. O visitante, pai de um preso, foi conduzido à 34ª DP (Bangu) para prestar depoimento.
A Seap afirmou que não compactua com qualquer desvio de conduta por parte de seus servidores e mantém uma política de tolerância zero para práticas que atentem contra a segurança do sistema prisional. “A secretaria segue atuando de forma permanente para preservar a ordem e a confiança da sociedade no serviço público.”
Por: Metrópoles