Você já deve ter assistido a uma das obras-primas das comédias românticas de 2003, Como Perder Um Homem em 10 Dias, filme em que Kate Hudson faz o papel da jornalista de sucesso Andie Anderson. Ela tem o desafio de por em prática os comportamentos das mulheres – voluntários ou não – que afastam os homens. O prazo é de 10 dias para achar uma “cobaia”, fazê-lo se apaixonar e cometer todos os erros clássicos de encontros para que ele termine o namoro.
A vítima é o publicitário Benjamin Barry (Matthew McConaughey), que antes só trabalhava com esportes e bebidas e, agora, quer investir no mercado de joias. Suas concorrentes na agência alegam que Ben não compreende as mulheres o suficiente para criar uma boa campanha, e apostam que ele não é capaz de manter um relacionamento por 10 dias.
Enquanto Andie se esforça para destruir a relação com as atitudes femininas mais controversas entre os homens, Ben a mantém por perto para assegurar seu contrato de trabalho.
OK, você já deve conhecer a história, eles se apaixonam e o planos dos dois não dá certo — mas provavelmente quando você assistiu (ou reassistiu), pensou: é realmente possível afastar uma pessoa desse jeito?
A coluna Pouca Vergonha conversou com a psicóloga especialista em relacionamentos Aline Shmathz, que destacou que existem vários fatores, como o estilo de vida atual, que contribuem para isso.
“As expectativas irreais e idealizadas sobre o relacionamento ou sobre o parceiro podem contribuir negativamente, pois não só se torna difícil dar uma chance a alguém, como também torna essa relação extremamente frágil por ter expectativas e exigências tão altas”, comenta.
Aline acrescenta que isso está ligado à falta de autoconhecimento. Ao não conhecerem a si mesmos, muitos indivíduos não identificam seus padrões de escolha e de comportamento, bem como seus limites, esperando do outro as “correções” que precisariam fazer em si mesmos.
Atitudes que condenam os relacionamentos
No filme, bastante focada em sua missão, Andie tenta reproduzir os principais “erros” que as mulheres cometem no início de seus relacionamentos, condenando-os ao fracasso.
Para isso, se torna extremamente carente e pegajosa afetivamente, na tentativa de fazer com que Ben desista do namoro. De acordo com o expert, esses são alguns comportamentos que podem afastar o crush, mas não os únicos.
“Atitudes como crítica excessiva; individualismo; ciúmes possessivo; falta de apoio; agressividade; privação do parceiro de ver amigos e família e de ter hobbies; pressão para que o outro atenda todas as expectativas dele em primeiro lugar; desrespeito e se achar melhor do que o outro; podem prejudicar um relacionamento, tornando um ambiente tóxico de convívio”, exemplifica Aline.
A psicóloga também destaca que esses são pontos que não só podem dar um fim em um relacionamento já iniciado, como podem servir de impeditivo para que alguém comece uma nova relação.
Fonte: Metrópoles