Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

MEC: estudantes de medicina terão que fazer nova prova. Entenda

MEC: estudantes de medicina terão que fazer nova prova. Entenda

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quarta-feira (23/4), o Exame Nacional de Avaliação de Formação Médica (Enamed). A prova será um instrumento unificado de avaliação da formação médica no Brasil. A pasta informou que a prova deverá ser aplicada ainda este ano, em outubro, e as inscrições serão em julho.

Os resultados do Enamed, que saem em dezembro, poderão ser usados para os estudantes de medicina acessarem programas de residência médica. O exame será conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O ministro da Educação, Camilo Santana destacou que o objetivo do Enamed é garantir a qualidade dos médicos no Brasil. Para o titular da pasta, será constituído um grupo de trabalho para discutir a proposta que o Inep está apresentando para a realização da prova. O grupo de trabalho reunirá integrantes de conselhos, entidades de classe e instituições públicas para definir o melhor formato do exame.

“O médico trata de vida. A gente sabe a importância do médico, do profissional da saúde, da importância do SUS [Sistema Único de Saúde], da importância do atendimento da saúde da população. Nós queremos garantir, e essa é uma orientação do presidente Lula, a boa formação da qualidade dos nossos profissionais de saúde, dos nossos médicos, dos nossos enfermeiros. Eu não tenho dúvida de que, com o Enamed, nós estamos dando um passo importante para alcançar esse objetivo”, ressaltou.

Os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Alexandre Padilha, assinaram as portarias referentes à criação do Enamed e às diretrizes do Exame Nacional de Residência (Enare).

Por: Metrópoles

Sair da versão mobile