Para estabelecer estratégias e orientações para aplicação da política de governança de dados no Poder Executivo estadual, o governo do Acre publicou decreto que institui o Comitê de Governança de Dados. A publicação está na edição desta terça-feira, 8, do Diário Oficial do Estado (DOE),
O comitê terá como principais funções discutir, estudar e deliberar sobre padrões de governança, inteligência de dados e fomentar a cultura de tomada de decisões baseadas em dados. Entre os temas a serem tratados, estão a gestão da informação, o estímulo ao compartilhamento de dados entre os órgãos públicos e a promoção de boas práticas em ciência de dados e segurança da informação.
Além disso, o comitê será composto pelos dirigentes das principais secretarias do Estado, incluindo a Secretaria de Estado de Administração (Sead), a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), entre outras. A Sead terá a presidência do Comitê e será responsável por seu apoio administrativo.
As reuniões do Comitê ocorrerão regularmente, com a possibilidade de encontros extraordinários conforme necessário. A medida visa melhorar a eficiência na gestão de dados, contribuindo para um governo mais transparente e capaz de tomar decisões mais informadas.